Hoje vamos falar sobre as brincadeiras heurísticas, que são tão importantes para o desenvolvimento das crianças pequenas. Inspirada pelas ideias da Elinor Goldschmied, essa abordagem incentiva as crianças a explorarem objetos do cotidiano livremente, usando sua curiosidade natural.
Goldschmied acreditava que as crianças aprendem muito através da exploração sensorial e da manipulação de objetos. Quando a criança pega, toca, empilha, organiza e reorganiza objetos diferentes, ela está, sem saber, desenvolvendo várias habilidades importantes, como:
- Coordenação motora fina e grossa: Mexer em objetos com diferentes tamanhos, pesos e texturas ajuda no controle dos movimentos.
- Resolução de problemas: Ao testar o que funciona e o que não funciona com os objetos, a criança começa a entender causa e efeito.
- Criatividade e imaginação: Não há regras no brincar heurístico, então a criança pode usar um objeto de várias formas, dependendo de sua imaginação.
- Concentração: O ato de explorar livremente incentiva a criança a se concentrar nas atividades que ela mesma está guiando.
Essa teoria está alinhada com a visão construtivista da educação, onde o aprendizado é construído a partir das experiências que a criança vivencia. Jean Piaget, por exemplo, também defendia que o conhecimento é construído através da interação com o ambiente.
As brincadeiras heurísticas costumam envolver materiais simples, como tampas, potes, pedaços de tecido, colheres de pau, entre outros. A ideia é oferecer um ambiente rico para a criança explorar esses objetos de maneiras diferentes — empilhando, colocando um dentro do outro, sentindo texturas e formas.
Na prática, isso pode aparecer em momentos do dia em que as crianças são incentivadas a brincar com cestas de tesouros (objetos variados), ou mesmo ao ar livre, quando elas têm liberdade para coletar elementos da natureza e explorar.
Para preparar uma sessão de brincadeira heurística, é importante considerar tanto os materiais como o ambiente e a maneira de conduzir a atividade. Aqui está um passo a passo para ajudar:
- Escolha dos materiais
Os materiais devem ser variados e preferencialmente de origem natural ou recicláveis. O mais importante é que sejam seguros e apropriados para a faixa etária. Algumas ideias incluem:
- Madeira: pedaços de madeira, colheres de pau, anéis de madeira.
- Metal: colheres, tampas de panelas, pequenos potes.
- Tecidos: pedaços de feltro, algodão, fitas.
- Plástico: tampas de garrafas, rolos de fita adesiva vazios, tubos.
- Outros materiais: cones de pinha, rolhas de cortiça, pedaços de esponja.
Evite materiais com peças pequenas que possam ser engolidas e verifique se todos os objetos estão limpos.
- Organização do espaço
Prepare um ambiente tranquilo e confortável, onde as crianças possam se movimentar livremente. Coloque os materiais em cestos ou bandejas no chão, agrupando-os por tipo de material. Por exemplo, um cesto só com objetos de madeira, outro com peças de metal. A organização clara ajuda as crianças a identificar e explorar os materiais de maneira mais focada.
- Preparação da criança
Explique para as crianças que elas podem usar os materiais da maneira que quiserem, sem regras rígidas. No entanto, mantenha um ambiente de respeito e cuidado com os objetos e com os colegas. A ideia é permitir que elas experimentem por si mesmas.
- Observação ativa
Durante a sessão, o papel do educador é observar e não interferir diretamente, a menos que seja necessário por questões de segurança. Você pode fazer anotações sobre o que cada criança faz, como elas combinam os materiais, que habilidades motoras estão usando, ou se algum comportamento específico chama a atenção.
A observação cuidadosa também permite identificar possíveis áreas de interesse da criança, o que pode ser utilizado para planejar atividades futuras.
- Duração da sessão
Uma sessão de brincadeira heurística pode durar entre 30 e 60 minutos, dependendo do interesse e envolvimento das crianças. O tempo deve ser flexível, para que cada criança explore no seu ritmo.
- Encerramento
Ao final da sessão, você pode ajudar as crianças a organizarem os materiais novamente. Essa parte é importante para incentivar a responsabilidade coletiva. Depois, é interessante refletir com elas sobre o que fizeram, o que descobriram ou o que mais gostaram de explorar.
Dicas Extras:
- Rotina regular: Ofereça sessões de brincadeiras heurísticas regularmente para que as crianças possam aprofundar suas explorações.
- Variedade de materiais: Troque os materiais de tempos em tempos para manter o interesse das crianças e oferecer novas possibilidades de exploração.
Essa abordagem proporciona um aprendizado profundo, onde as crianças exploram conceitos de causa e efeito, resolução de problemas, e desenvolvem habilidades motoras finas e grossas. Aproveite o mês das crianças para propor essas atividades e descubra o quanto eles irão aprender e se divertir.
Autora: Bruna Mello atuou como professora de educação infantil e ensino fundamental por 10 anos em escolas particulares. Atualmente é Coordenadora de operações educacionais no grupo Vitae Brasil.