Confira 5 sugestões de atividades para inovar na festa junina na escola.
A festa junina na escola é um evento muito aguardo pelos estudantes, mas também por toda a comunidade escolar. É uma oportunidade de celebrar tradições brasileiras, aproveitar comidas típicas e se divertir com os colegas.
Ano após ano, porém, muitas escolas começam a ver o interesse pela festa diminuir. Isso porque pode ser difícil inovar em uma festa tão tradicional. Por isso, vamos dar 5 sugestões de atividades inovadoras para a festa junina na escola.
1. Explore as origens da festa junina na escola
A festa junina é uma tradição que herdamos de Portugal e da Espanha. Lá, ela era chamada de festa joanina, porque era a comemoração do Dia de São João. No Brasil, a festa junina se espalhou para comemorar outros três santos: São Paulo, Santo Antônio e São Pedro, todos com seus dias em junho. Apesar de ser uma festa a princípio religiosa, hoje em dia ligamos a festa muito mais à cultura popular.
Alguns lugares do Brasil trazem fortes tradições para essa festa, como o Rio Grande do Norte (com o Mossoró Cidade Junina) e São Luís, no Maranhão (com o Bumba Meu Boi). Muitas pessoas frequentam as festas, mas não conhecem as origens. Explore essa história e as tradições de diferentes lugares com seus alunos.
Leia também: Educação Ambiental: 4 atividades para ensinar com a tecnologia.
2. Leve a sustentabilidade para a decoração
A decoração da festa junina na escola é um dos pontos mais marcantes da comemoração. Que tal levar uma conversa sobre sustentabilidade e reciclagem para esse momento? Comece o assunto falando sobre materiais reciclados e seus usos. Depois, aborde como é possível usar esses materiais na festa.
Uma boa dica é separar os alunos em grupos e dar tarefas para cada um, evitando que todos acabem fazendo bandeirolas coloridas. Deixe que eles usem a criatividade para gerar uma festa junina na escola diferente de todas as outras.
O trabalho com reciclagem também pode fazer parte da Educação Criativa. Saiba mais sobre o tema!
Assista ao vídeo sobre Cultura Maker:
3. Comece uma campanha solidária
Nas tradições mais antigas, o mês de junho era marcado por festas com fogueiras para espantar o frio do inverno. Por que não fazer o mesmo com uma ação solidária? Nessa época do ano, muitos lugares já fazem campanhas para arrecadar roupas. A escola pode fazer sua própria campanha do agasalho, ou criar outras ações.
Por exemplo, fazer uma campanha para levar comida à população de rua, ou envolver as comunidades carentes locais nos eventos da escola, são formas de incentivar a solidariedade. A ideia é envolver os alunos na criação e no gerenciamento dessas campanhas, dependendo das idades.
Leia também: Acolhimento: a ferramenta da BNCC na Educação Especial.
4. Faça um programa de culinária
As comidas típicas são muito marcantes na festa junina na escola. Porém, muitas escolas ainda pedem que meninas levem comidas e os meninos, apenas bebidas. Além de criar uma divisão de gênero desnecessária, esse pedido não leva ao aprendizado. Em vez disso, crie uma atividade com as comidas típicas.
Você pode começar dividindo a turma em grupo e levando receitas juninas que são mais fáceis. Se os alunos forem mais velhos, eles mesmos podem se comprometer a fazer. Se forem mais novos, podem trabalhar com as famílias. Então, peça que eles gravem vídeos como se estivessem em um programa de culinária, mostrando os ingredientes e o passo a passo das receitas. O resultado final deve ser levado para a festa junina – tanto os vídeos quanto os pratos.
Essa é uma ótima forma de envolver a família na escola. Saiba a importância desse envolvimento!
5. Procure outras tradições
A festa junina brasileira é única em toda a sua composição. Porém, alguns países ainda celebram o Dia de São João – e dos outros santos do mês – com tradições interessantes. Uma boa proposta é apresentar aos alunos que tradições são essas e mesmo tentar incorporar algumas na festa junina na escola.
A música também pode fazer parte dessa comemoração. Confira algumas músicas para utilizar na Educação Infantil!
Com alunos mais velhos, eles podem fazer a própria pesquisa sobre tradições estrangeiras e apresentar para os colegas. Assim, todos aprendem sobre outras culturas e descobrem mais da história dessa festa.
Essas são algumas ideias para comemorar a festa junina na escola de uma forma diferente. Envolva os alunos, peça sugestões e use a criatividade para fazer uma festa inesquecível!
Leia também: Atividades extracurriculares contribuem com a aprendizagem dos alunos?
Assista ao vídeo sobre Grupos:
Quer mais dicas de como criar eventos que engajem toda a comunidade escolar? Acesse o blog da Faz Educação!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!