Saúde emocional dos alunos: 9 práticas para sua escola adotar em 2023

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Descubra iniciativas para apoiar a saúde emocional dos alunos e saiba como aplicá-las em sua escola.

A saúde emocional dos alunos é uma parte crítica para sua saúde e bem-estar geral. Como profissionais da educação, precisamos entender a importância desse aspecto para criar um ambiente seguro e de apoio para os estudantes.

Felizmente, há muitas práticas que podem ajudar nisso. A seguir, conheça alguns exemplos para adotar na sua escola.

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9 iniciativas para apoiar a saúde emocional dos alunos

De forma simplificada, a saúde emocional é um estado de bem-estar com o qual a pessoa pode lidar com o estresse normal da vida, pode atuar de forma produtiva e é capaz de fazer uma contribuição para sua comunidade.

Durante os anos de crescimento, uma boa saúde emocional é essencial para o desenvolvimento positivo das crianças. E, ao longo da sua trajetória, ela será importante para os estudantes por estar associada a questões como:

  • Criação de condições favoráveis para o seu aprendizado;
  • Construção de relacionamentos positivos na escola e fora dela;
  • Desenvolvimento de competências como a criatividade e de habilidades para lidar com suas emoções;
  • Preparação dos alunos para lidar com as mudanças, os desafios e as novas demandas de modo equilibrado e saudável.

Para dar suporte a tudo isso, a escola pode adotar iniciativas como:

1. Tenha atenção à saúde emocional e mental dos professores e da equipe

Para que os profissionais que atuam na educação consigam apoiar os alunos, é preciso que a sua própria saúde mental e emocional seja uma prioridade. É importante buscar maneiras para que eles se sintam amparados e seguros. Entre as ações que podem auxiliar nisso podem estar:

  • Manter um clima de trabalho saudável;
  • Promover sua valorização profissional;
  • Oferecer oportunidades de desenvolvimento;
  • Ter abertura para acolher suas dúvidas, questionamentos e sugestões;
  • Desenvolver ações para aprimorar suas competências socioemocionais.

Assista ao vídeo sobre competências socioemocionais:

2. Trabalhe a conscientização sobre o tema

Uma grande parte do apoio à saúde emocional dos alunos começa com a conscientização. Os estudantes precisam ser sensibilizados e educados sobre o assunto, saber identificar sinais e como procurar ou oferecer ajuda.

Não apenas isso – a integração da educação em saúde emocional e mental no currículo aumentará o conhecimento e a compreensão daqueles que enfrentam dificuldades, auxiliando a remover estigmas ou equívocos sociais e substituindo-os por uma atmosfera de empatia. Isso, por sua vez, beneficia os alunos com problemas e potencialmente até pode reduzir sintomas como a ansiedade.

Ações como ter cartazes espalhados pela escola que sirvam como "lembretes" de check-in de saúde emocional e mental também podem ajudar. Comemorar dias de conscientização, como o Dia Mundial da Saúde Mental, para que os alunos saibam que não estão sozinhos, também é algo benéfico.

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3. Envolva os familiares

Os familiares também são fundamentais para cuidar da saúde emocional dos alunos. Desse modo, é essencial que eles sejam envolvidos nos esforços da escola sobre o tópico.

Mas como incluir os pais na promoção de um ambiente de saúde emocional positivo nas escolas? Há muitas formas. Educá-los sobre sinais de alerta é um passo básico.

Também é possível envolvê-los dando-lhes oportunidades de participar mais ativamente da educação de seus filhos, seja por meio de eventos, de acompanhamentos periódicos ou de realização de tarefas em conjunto, por exemplo.

Manter uma comunicação aberta e bilateral também é crucial para que tudo isso funcione na prática.

4. Ouça os estudantes

Quando o assunto é a saúde emocional dos alunos, é importante também escutar suas sugestões e dúvidas. Buscar suas ideias sobre como criar uma sala de aula acolhedora, segura e confortável é uma maneira de fazer isso.

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5. Mantenha uma rotina regular

Especialmente os alunos mais novos encontram segurança quando há uma estrutura em suas vidas.

Assim, os professores podem promover sentimentos de segurança interagindo e desenvolvendo relacionamentos positivos com os alunos e mantendo uma rotina previsível para ajudar as crianças e os jovens a se sentirem tranquilos e protegidos.

6. Incentive o tempo social

As interações sociais positivas são importantes elementos para a saúde emocional dos alunos. Sendo assim, é indicado, entre as atividades e programações, reservar momentos para que os estudantes conversem e colaborem com seus colegas, realizem tarefas juntos e aprendam a se apoiar.

Assista ao vídeo sobre Cultura Maker:

7. Potencialize a autoestima dos alunos

A autoestima é um fator que também contribui para a boa saúde emocional dos alunos. E as escolas podem estimulá-la de várias maneiras, começando por fornecer um ambiente de aprendizado positivo, onde os estudantes se sintam seguros em desenvolver novas competências e cometer erros.

Os professores também podem auxiliá-los a desenvolver um senso de realização elogiando seus esforços, não apenas seus sucessos nas tarefas. Além disso, as atividades em sala de aula que enfatizam a cooperação em vez da competição podem também ajudar os alunos a se sentirem bem consigo mesmos e com seus pares.

8. Considere maneiras de oferecer ajuda especializada

A saúde emocional dos alunos pode ser prejudicada por variadas questões, que vão desde transtornos de aprendizagem até casos de depressão ou ansiedade.

Para auxiliar na identificação e no apoio dessas situações, é importante considerar maneiras de oferecer suporte especializado para os estudantes, seja por meio da atuação de psicopedagogos ou psicólogos até de outros profissionais da área da saúde.

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9. Priorize a educação socioemocional

Com a aprendizagem socioemocional, adquirimos e sabemos como aplicar conhecimentos, habilidades e atitudes para:

  • Gerenciar emoções;
  • Sentir e mostrar empatia pelos outros;
  • Alcançar objetivos pessoais e coletivos;
  • Desenvolver comportamentos saudáveis;
  • Tomar decisões responsáveis e cuidadosas;
  • Estabelecer e manter relacionamentos de qualidade.

Por isso, ela é importante tanto para um desenvolvimento integral em todas as dimensões formativas na escola quanto para promover a saúde emocional dos alunos.

A boa notícia é que é fácil incorporar o aprendizado social e emocional ao currículo escolar. Uma maneira é fazer com que os alunos trabalhem em projetos de grupo que envolvam a colaboração e a comunicação com os colegas e o emprego de habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões.

Além disso, cabe lembrar de que essa questão é contemplada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece que habilidades e competências socioemocionais devem ser desenvolvidas na Educação Básica, tais como a autoconsciência (relacionada ao autoconhecimento) e a autogestão (que pode ser acionada para gerenciar de modo positivo emoções, pensamentos e sentimentos).

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Quais dessas iniciativas já estão sendo aplicadas em sua escola? Para mais dicas sobre a saúde emocional dos alunos e diversos outros tópicos relevantes, continue acompanhando o blog da Faz Educação.

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