Multiletramento: o que é e como desenvolver na sua escola

Professora orientando alunos com tablet na mão

Conheça o conceito de multiletramento, os benefícios e como utilizá-lo nas escolas.

No mundo impulsionado pela tecnologia de hoje, é preciso expandir o conceito de letramento para que ele abranja também a capacidade de se comunicar de forma eficaz e absorver e produzir informações por variados meios.

É por isso que o multiletramento reconhece que há muitas maneiras de transmitir e receber informações e que os alunos precisam ser proficientes em cada uma delas.

Devido à tecnologia e à globalização, a capacidade de se conectar expandiu-se para domínios de comunicação antes inconcebíveis. Com isso, surgem novas formas de abordar e negociar normas e questões socioculturais.

Ainda, temos uma multiplicidade de canais de comunicação e uma crescente diversidade cultural e linguística no mundo de hoje, que exigem uma visão muito mais ampla da alfabetização e do letramento do que a oferecida pelas abordagens tradicionais baseadas na linguagem.

Com isso, o multiletramento traz a oportunidade de permitir que a interação e o aprendizado se tornem uma experiência mais pluralista, repleta de pensamento crítico, resolução de problemas e capacidade de transitar entre várias perspectivas e modos de pensar.

Ficou interessado(a) no tema? Então, continue a leitura e compreenda mais sobre o conceito de multiletramento, suas características e dicas para desenvolvê-lo na sua escola.

Como surgiu o conceito de multiletramento?

O conceito foi introduzido pela primeira vez em 1996, quando um grupo de alfabetizadores se reuniu em New London, nos Estados Unidos, para uma conferência.

Nesta conferência, o grupo, que depois seria chamado de “The New London Group”, estava especialmente preocupado com o estado da alfabetização e do letramento e como o crescimento da tecnologia estava mudando tudo isso.

Em sua visão, a alfabetização e o letramento estavam se tornando mais multimodais, e o texto não era mais mais limitado a ser baseado em papel.

Diante disso, o grupo apresentou uma abordagem de ensino e aprendizagem mais focada na multimodalidade, ou nos muitos modos em que a informação é apresentada e aprendida no mundo digital.

Assista ao vídeo sobre Tecnologias:

O que é multiletramento?

O multiletramento refere-se à capacidade de identificar, interpretar, criar e comunicar significado por meio de uma variedade de formas de comunicação, como a visual, oral, corporal, musical e alfabética.

Além de uma noção linguística, o multiletramento envolve uma consciência dos fatores sociais, econômicos, culturais e tecnológicos mais amplos, que também moldam a comunicação e a sociedade da qual os alunos são parte.

Desse modo, essa é uma abordagem que busca contribuir para tornar os processos de ensino-aprendizagem mais inclusivos e diversos e alinhados com as demandas dos novos tempos.

Isso se dá por meio da utilização de vários métodos para trabalhar o multiletramento e para que o aluno aprenda e saiba se comunicar utilizando esses meios.

Quais as linguagens fazem parte da abordagem do multiletramento?

Quando apresentou a sua proposta, o grupo de alfabetizadores do The New London Group considerou quatro linguagens. Entretanto, posteriormente, em 2009, o conjunto de linguagens passou a ser constituído por:

  • Linguagem escrita;
  • Linguagem oral;
  • Linguagem visual;
  • Linguagem sonora;
  • Linguagem tátil;
  • Linguagem gestual;
  • Linguagem emocional e espacial.

Quais são os benefícios potenciais do multiletramento?

Há uma série de benefícios possíveis com a abordagem de multiletramento, especialmente considerando-se sua combinação com metodologias ativas de aprendizado.

Entre eles, podemos destacar:

  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração e criatividade;
  • Estímulo a níveis de pensamento crítico (por exemplo, a capacidade de argumentação do aluno);
  • Desenvolvimento de certos valores, atitudes e comportamentos (como trabalho em equipe, autorreflexão, valorização da diversidade, habilidades socioculturais e cidadania, etc.);
  • Encorajamento à participação ativa do aluno;
  • Desenvolvimento de habilidades de leitura de alta compreensão e de aprender e produzir conhecimento em diferentes mídias.

Assista ao vídeo sobre a importância da tecnologia aliada à metodologia:

Como utilizar o multiletramento na sua escola?

Há muitas maneiras de utilizar o multiletramento nas escolas. Não se trata de ensinar “mais”, mas de ensinar e aprender de forma diferente, com uma abordagem integrativa que amplia uma noção tradicional de alfabetização e letramento para incluir uma multiplicidade de discursos, que são um reflexo realista de nosso contexto cultural e social em rápida mudança.

Assim, você pode experimentar as dicas a seguir e adaptá-las para as necessidades e realidade da sua escola e dos alunos.

1. Estimule uma leitura crítica de informações nas diferentes linguagens

O multiletramento está relacionado a atividades que estimulem e desafiem os alunos a desenvolverem habilidades que lhes permitam entender, negociar, analisar, classificar e navegar pela amplitude de opções de comunicação, informação, mídia e texto que são apresentadas agora e que encontrarão em seu futuro.

Embora os alunos sejam expostos a um número cada vez maior de informações por meio de uma variedade de formatos de mídia, ainda há uma necessidade substancial de ajudá-los a extrair significados e valor do que é apresentado.

Assim, desenvolver atividades que busquem aprofundar a capacidade crítica a partir do que estão vendo, ouvindo, vendo, etc., e tomar decisões a partir disso, questionando e analisando a informação mais ativamente, é algo central para desenvolver o multiletramento.

2. Diversifique as mídias

Forneça uma variedade de maneiras para os alunos interagirem com o conteúdo, como livros em formatos impressos, de áudio e eletrônicos.

Sabemos que os alunos aprendem de formas diferentes, alguns assimilam melhor as informações apresentadas visualmente, outros ao ouvi-las e assim por diante. Então, além de estimular o multiletramento, essa abordagem contribuirá para potencializar as diferentes formas de aprendizado dos estudantes.

3. Integre recursos digitais e atualizados às atividades

Para realizarem uma atividade e fazerem pesquisa, os alunos podem ser estimulados a lerem blogs, sites, assistirem a vídeos, ouvirem podcasts, etc.

Especialmente com os maiores, é interessante fazer isso estimulando a leitura crítica, identificando autores, determinando a fonte e a credibilidade da informação, de modo a identificar fake news.

Além disso, inserir na sala de aula recursos que eles encontram na sua rotina, de modo contextualizado, é uma maneira de expô-los a diferentes linguagens e que poderá ajudá-los a conectarem os conhecimentos à prática e ao "mundo real", percebendo valor no que estão aprendendo.

4. Utilize os pontos-chave do multiletramento

Uma sala de aula multiletrada incentiva o envolvimento com vários métodos e linguagens para aprender e se comunicar.

No coração dessa abordagem, estão quatro termos-chave que derivam do trabalho do New London Group:

  • Prática situada: envolver os alunos em atividades/projetos significativos e autênticos que incorporam a comunidade e o histórico de cada um;
  • Instrução aberta: fornecer orientação e incentivar a compreensão crítica, em vez de apenas entregar respostas prontas aos alunos;
  • Enquadramento crítico: olhar para qualquer mensagem de outra perspectiva para reconhecer seu valor e significado em vários níveis.
  • Prática transformada: envolver os alunos em reflexões e ajudá-los a conectarem o aprendizado a outros contextos e à sua própria vida.

Assista ao vídeo sobre aprendizagem baseada em projetos:

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