Realidade Aumentada na Educação Infantil: o que é e como aplicar com seus alunos

crianças com tablets na mão e cara de espanto

Saiba quais são os benefícios da Realidade Aumentada na Educação Infantil e aprenda a aplicá-la!

O uso da tecnologia em sala de aula vem aumentando a cada novidade do mundo tecnológico. Recentemente, o uso da Realidade Aumentada na Educação Infantil se tornou uma tendência.

Não é para menos: a Educação Infantil é uma fase em que o uso de recursos lúdicos é essencial para o aprendizado. Isso inclui o uso de gamificação, músicas, brincadeiras, trabalhos criativos e, agora, da Realidade Aumentada.

Saiba mais sobre a Realidade Aumentada na Educação Infantil a seguir.

Baixe grátis: As novas tecnologias para o novo normal na Educação Pública!

O que é Realidade Aumentada?

Quando se ouve sobre Realidade Aumentada, muitas pessoas pensam na Realidade Virtual. Porém, os dois conceitos não significam a mesma coisa.

A Realidade Virtual é uma imersão completa em um mundo totalmente digital. Ela é utilizada, principalmente, na criação de jogos e simulações.

Já a Realidade Aumentada é a inserção de elementos digitais no mundo real. Normalmente, ela é feita com o auxílio de dispositivos como tablets, celular e câmeras.

Um bom exemplo disso é o jogo Pokémon GO, que foi uma febre em 2016. Com o acesso à câmera, o jogo posicionava personagens do jogo no mundo real.

Na educação, a função da Realidade Aumentada é mesclar o mundo real a objetos e experiências aos quais o aluno só tem acesso digitalmente.

Leia também: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!

Assista ao vídeo sobre Tecnologias:

Como a Realidade Aumentada beneficia a educação?

Muito do que se aprende na escola pode ser apenas teórico. Ou seja, o aluno acaba aprendendo sobre lugares, objetos, animais e elementos que ele nunca viu ao vivo.

Isso gera um afastamento entre o que se aprende e o que se vivencia. A Realidade Aumentada, portanto, se propõe a diminuir a distância entre o aluno e o que ele aprende.

Ela é utilizada como um material de apoio, junto ao material didático. A ideia é usar essas ferramentas para expor de forma mais palpável o que pode ser muito abstrato para os alunos.

Utilizando ferramentas de Realidade Aumentada, os professores conversam com os alunos na língua oficial deles: a tecnologia.

O uso de tecnologia também aumenta a participação em sala de aula. Confira outras dicas para fazer isso!

Esses benefícios geram mais interesse e uma maior motivação para construir o próprio conhecimento.

Esse pode ser o primeiro passo para sair da aprendizagem mecânica e torná-la significativa. Saiba mais!

Baixe grátis: Como a tecnologia aplicada às metodologias ativas ajudam no avanço do IDEB!

Como aplicar a Realidade Aumentada na Educação Infantil?

Sabendo de todos os benefícios que a Realidade Aumentada pode trazer para a educação, é hora de aprender a aplica-la na Educação Infantil.

Afinal, ainda que esses recursos possam ser utilizados com qualquer faixa etária, eles podem fazer muita diferença nos primeiros anos de ensino. Isso porque as crianças aprendem mais e melhor quando são ensinadas por meio de materiais lúdicos e criativos.

A Realidade Aumentada também é uma boa ferramenta para promover a colaboração. Confira mais neste post!

Confira, a seguir, algumas dicas para introduzir a Realidade Aumentada em sala de aula.

Leia também: Aula remota pelo WhatsApp: é possível?

Assista ao vídeo sobre a importância da tecnologia aliada à metodologia:

Planeje-se

Assim como outros recursos lúdicos, é fácil se perder no entretenimento que a Realidade Aumentada na Educação Infantil traz. Afinal, são recursos divertidos e interativos que encantam a todas as crianças.

No entanto, quando as aulas não são bem planejadas, os alunos podem ficar horas brincando com a Realidade Aumentada sem aprender o que deveriam. Para evitar isso, o professor precisa se planejar.

Qual é o objetivo da Realidade Aumentada nessa aula? Como ela será usada, e em qual momento? Como seu uso será feito, e como você vai orientar os alunos?

Leia também: Como realizar o planejamento pedagógico!

Procure por ferramentas apropriadas

Busque por ferramentas de Realidade Aumentada que foram feitas para a Educação Infantil. Não apenas o conteúdo será mais apropriado, mas o uso também será mais amigável para os pequenos.

O aplicativo Play-Doh TOUCH é um bom exemplo disso. Ele foi feito para crianças que brincam com massinha de modelar e querem explorar suas criações em um mundo virtual. É uma ótima maneira de incentivar a criatividade e o uso correto da tecnologia em sala de aula.

Leia também: Os 12 melhores aplicativos para educação em 2022!

Apresente um contexto

O uso de tecnologia sem motivo ou contexto sempre leva à desordem em sala de aula. Por isso, não introduza a Realidade Aumentada diretamente no primeiro momento da aula.

Explique o que está sendo ensinado e como essa tecnologia pode ajudar a todos. Só então, introduza a nova ferramenta.

O Blog da Faz Educação traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar. Acompanhe!

Entre em contato conosco para ajudarmos a transformar o ensino da sua rede com a Realidade Aumentada! 💙

marca da faz educação & tecnologia

R. Doutor Orlando Feirabend Filho, 230, Sala 314, Torre B – São José dos Campos, SP
CEP: 12246-190 – Tel: (12) 3913-4771

Soluções Educacionais

Informações

Pular para o conteúdo