É perceptível, na atualidade, uma intensa discussão em relação à avaliação e ao processo avaliativo voltado para a área educacional. Eles apresentam diversas vertentes, entre elas a análise do erro, o desempenho adquirido ou a adquirir e, principalmente, qual a melhor forma de avaliar e fazer intervenções para que ocorra o aprendizado significativo do estudante. Houve um avanço ou será preciso rever alguns aprendizados de maneira a garantir a aprendizagem efetiva e os avanços das competências e habilidades propostas para o período.
É importante frisar que a avaliação deve ser vista e assistida com mais assiduidade e, não menos importante, um olhar diferenciado, haja visto que no processo avaliativo é possível que o educador tenha um norte e adquira um ponto de partida para a construção do conhecimento junto ao estudante assim como o replanejamento de suas ações, com foco nos conhecimentos prévios e na formação do estudante como protagonista na sociedade.
Diante disso, o nosso programa de Avaliação Educacional aqui apresentado, possui como primordial desígnio, discorrer sobre a importância da avaliação no desenvolvimento do ensino-aprendizagem do estudante e implantar um sistema que possa abranger o processo de avaliação transformando o resultado quantitativo em resultado qualitativo, levando as redes a reflexão sobre os resultados da avaliação como forma diagnóstica, transformando os dados numéricos em estratégias eficazes.
Ele oferece, em todos seus componentes, um sistema avaliativo que possa viabilizar o atendimento aos munícipios com o intuito de projetar uma avaliação diagnóstica que compreenda mensurar, com alta qualidade, a proficiência de cada estudante de forma individual bem como a turma, priorizando o desenvolvimento da aprendizagem para o ano regente.
A avaliação é uma ferramenta que tem por objetivo verificar quais os conteúdos e habilidades que o aluno tem domínio e quais ele ainda necessita dominar, com o propósito de obter indicadores para orientar e subsidiar a tomada de decisão com relação aos conteúdos que serão trabalhados no replanejamento semestral.
É importante salientar que há a necessidade de realizar um trabalho mais personalizado para que seja possibilitado uma assistência de resgate nas lacunas evidenciadas a partir dos resultados obtidos assim como os avanços necessários para a eficiência do aprendizado do estudante.
Entender a avaliação como parte integrante do processo educacional permitindo um atendimento com qualidade e equidade nas unidades escolares dá um ensejo para que seja possível viabilizar a apropriação pelos professores e equipe gestora dos resultados das avaliações e, posteriormente, fornecer um plano de ação mais assertivo às turmas para que as habilidades propostas sejam revistas, identificadas, trabalhadas e sanadas dando andamento ao processo de ensino-aprendizagem do estudante.
O atendimento com o processo avaliativo acontece de maneira a termos equipe especializada na elaboração dos itens de maneira a contemplar as habilidades propostas na BNCC e de acordo com o currículo do município e resultados, a partir de um painel intuitivo com gráficos, proficiências de habilidades e planos de intervenção por níveis de proficiência em 4 níveis: aluno, turma, escola e rede.
As avaliações podem ocorrer de duas maneiras:
On-line no sistema de avaliação: Os estudantes realizam a avaliação de maneira intuitiva no sistema, onde o gestor consegue em tempo real acompanhar a realização de seu grupo de estudantes com resultados imediatamente ao término da avaliação.
Off-line com o sistema de avaliação: Os estudantes realizam a avaliação impressa, preenchem os cartões-respostas e temos o resultado em poucos dias no sistema de avaliação.
Quais são os benefícios?
- Sistema intuitivo e relatórios online e com possibilidade de impressões;
- Rapidez nas tomadas de decisão;
- Avaliação integrada com resultados.
Quando um processo avaliativo é inserido no ambiente escolar ocorre a possibilidade da elaboração de um planejamento baseado em um alinhamento educacional voltado para as principais defasagens e avanços dos estudantes.
Assim, o intuito desse programa é de fomentar nas escolas uma contextualização de avaliação na qual os professores trabalhem atividades de intervenção, dividindo as suas turmas em alguns grupos e consiga o avanço significativo de cada estudante em seu nível de proficiência.
E quais são os resultados?
Personalização do Ensino: Permite ao professor adaptar seu ensino de acordo com as necessidades específicas de cada grupo de alunos, proporcionando atividades mais adequadas e desafiadoras para cada nível de habilidade.
Identificação de Necessidades: Ajuda a identificar as necessidades individuais de cada estudante, permitindo que o professor forneça suporte adicional onde necessário e ajude os estudantes a superar suas dificuldades.
Monitoramento do Progresso: Facilita o acompanhamento do progresso de cada estudante ao longo do tempo, ajudando o professor a avaliar a eficácia de suas estratégias de ensino e a ajustá-las conforme necessário.
Inclusão: Promove a inclusão ao reconhecer e valorizar a diversidade de habilidades na sala de aula, criando um ambiente onde todos os estudantes se sintam desafiados e apoiados em seu aprendizado.
Estímulo ao Desenvolvimento: Ao oferecer atividades diferenciadas para cada nível de proficiência, o professor pode estimular o desenvolvimento contínuo dos estudantes, incentivando-os a alcançar novos patamares de aprendizado.
Continue acessando o Blog da Faz Educação para encontrar mais conteúdos educacionais valiosos!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!
Autora: Úrsula Fagundes Nogueira. Possui licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação, Gestão e Organização de Centros Educacionais. Atualmente é Coordenadora de Operações Pedagógicas Sênior no grupo Vitae Brasil.
3 comments on “Inovação na Avaliação Educacional: Estratégias para Eficiência e Resultados”
Obrigado por compartilhar suas experiências e conhecimentos conosco. Este post foi muito útil.
Parabéns pelo excelente conteúdo! Sempre aprendo algo novo aqui.
Tema importante, que está em evidência e bem pertinente na atualidade educacional do nosso País, principalmente ao alunos da rede pública.