6 dicas para preparar uma aula com Brincadeiras Heurísticas

Hoje vamos falar sobre as brincadeiras heurísticas, que são tão importantes para o desenvolvimento das crianças pequenas. Inspirada pelas ideias da Elinor Goldschmied, essa abordagem incentiva as crianças a explorarem objetos do cotidiano livremente, usando sua curiosidade natural.

Goldschmied acreditava que as crianças aprendem muito através da exploração sensorial e da manipulação de objetos. Quando a criança pega, toca, empilha, organiza e reorganiza objetos diferentes, ela está, sem saber, desenvolvendo várias habilidades importantes, como:

  • Coordenação motora fina e grossa: Mexer em objetos com diferentes tamanhos, pesos e texturas ajuda no controle dos movimentos.
  • Resolução de problemas: Ao testar o que funciona e o que não funciona com os objetos, a criança começa a entender causa e efeito.
  • Criatividade e imaginação: Não há regras no brincar heurístico, então a criança pode usar um objeto de várias formas, dependendo de sua imaginação.
  • Concentração: O ato de explorar livremente incentiva a criança a se concentrar nas atividades que ela mesma está guiando.

Essa teoria está alinhada com a visão construtivista da educação, onde o aprendizado é construído a partir das experiências que a criança vivencia. Jean Piaget, por exemplo, também defendia que o conhecimento é construído através da interação com o ambiente.

As brincadeiras heurísticas costumam envolver materiais simples, como tampas, potes, pedaços de tecido, colheres de pau, entre outros. A ideia é oferecer um ambiente rico para a criança explorar esses objetos de maneiras diferentes — empilhando, colocando um dentro do outro, sentindo texturas e formas.

Na prática, isso pode aparecer em momentos do dia em que as crianças são incentivadas a brincar com cestas de tesouros (objetos variados), ou mesmo ao ar livre, quando elas têm liberdade para coletar elementos da natureza e explorar.

Para preparar uma sessão de brincadeira heurística, é importante considerar tanto os materiais como o ambiente e a maneira de conduzir a atividade. Aqui está um passo a passo para ajudar:

  1. Escolha dos materiais

Os materiais devem ser variados e preferencialmente de origem natural ou recicláveis. O mais importante é que sejam seguros e apropriados para a faixa etária. Algumas ideias incluem:

  • Madeira: pedaços de madeira, colheres de pau, anéis de madeira.
  • Metal: colheres, tampas de panelas, pequenos potes.
  • Tecidos: pedaços de feltro, algodão, fitas.
  • Plástico: tampas de garrafas, rolos de fita adesiva vazios, tubos.
  • Outros materiais: cones de pinha, rolhas de cortiça, pedaços de esponja.

Evite materiais com peças pequenas que possam ser engolidas e verifique se todos os objetos estão limpos.

  1. Organização do espaço

Prepare um ambiente tranquilo e confortável, onde as crianças possam se movimentar livremente. Coloque os materiais em cestos ou bandejas no chão, agrupando-os por tipo de material. Por exemplo, um cesto só com objetos de madeira, outro com peças de metal. A organização clara ajuda as crianças a identificar e explorar os materiais de maneira mais focada.

  1. Preparação da criança

Explique para as crianças que elas podem usar os materiais da maneira que quiserem, sem regras rígidas. No entanto, mantenha um ambiente de respeito e cuidado com os objetos e com os colegas. A ideia é permitir que elas experimentem por si mesmas.

  1. Observação ativa

Durante a sessão, o papel do educador é observar e não interferir diretamente, a menos que seja necessário por questões de segurança. Você pode fazer anotações sobre o que cada criança faz, como elas combinam os materiais, que habilidades motoras estão usando, ou se algum comportamento específico chama a atenção.

A observação cuidadosa também permite identificar possíveis áreas de interesse da criança, o que pode ser utilizado para planejar atividades futuras.

  1. Duração da sessão

Uma sessão de brincadeira heurística pode durar entre 30 e 60 minutos, dependendo do interesse e envolvimento das crianças. O tempo deve ser flexível, para que cada criança explore no seu ritmo.

  1. Encerramento

Ao final da sessão, você pode ajudar as crianças a organizarem os materiais novamente. Essa parte é importante para incentivar a responsabilidade coletiva. Depois, é interessante refletir com elas sobre o que fizeram, o que descobriram ou o que mais gostaram de explorar.

Dicas Extras:

  • Rotina regular: Ofereça sessões de brincadeiras heurísticas regularmente para que as crianças possam aprofundar suas explorações.
  • Variedade de materiais: Troque os materiais de tempos em tempos para manter o interesse das crianças e oferecer novas possibilidades de exploração.

Essa abordagem proporciona um aprendizado profundo, onde as crianças exploram conceitos de causa e efeito, resolução de problemas, e desenvolvem habilidades motoras finas e grossas. Aproveite o mês das crianças para propor essas atividades e descubra o quanto eles irão aprender e se divertir.

Autora: Bruna Mello atuou como professora de educação infantil e ensino fundamental por 10 anos em escolas particulares. Atualmente é Coordenadora de operações educacionais no grupo Vitae Brasil.

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