TDAH: Conhecer, acolher e respeitar

Alguns professores ainda se preocupam quando descobrem que em sala de aula existe algum aluno com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Como sabem, o TDAH está classificado como um transtorno do desenvolvimento que pode afetar a aprendizagem.

Principais características do TDAH:

  • Tríade sintomática: desatenção, impulsividade e hiperatividade.
  • Subtipos:
    • Predominantemente desatento
    • Predominantemente hiperativo/impulsivo
    • Subtipo combinado

Como se manifestam os sintomas:

  • Desatenção (mais comum em meninas):
    Dificuldade para manter o foco, cometer erros por descuido, não terminar tarefas, não seguir instruções completas, evitar atividades que exijam esforço mental.
  • Hiperatividade (mais comum em meninos):
    Inquietação corporal, dificuldade para permanecer sentado, fala excessiva e em volume elevado.
  • Impulsividade:
    Respostas antes do fim das perguntas, dificuldade para esperar a vez, interrupções frequentes.

E na sala de aula?

Apesar dos desafios, um aluno com TDAH não representa um problema quando há acolhimento e conhecimento.
Quando o professor entende o transtorno e busca a inclusão, os resultados podem ser surpreendentes.

O potencial do aluno com TDAH:

  • Pode colaborar com o professor em tarefas diversas
  • Atuar como mediador entre colegas
  • Liderar atividades propostas, incentivando os demais
  • Contribuir com ideias criativas
  • Ser um aluno motivador

Conclusão

Compreender o TDAH é um passo essencial para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva. Quando o educador se dispõe a conhecer, acolher e respeitar as particularidades dos seus alunos, transforma desafios em oportunidades. Alunos com TDAH têm muito a contribuir: com apoio e estratégias adequadas, podem se tornar parceiros ativos no processo de aprendizagem, mostrando que inclusão vai além da presença — é sobre pertencimento, valorização e possibilidades.

Autora: Priscila Romero é Pedagoga, especialista em educação especial na perspectiva da educação inclusiva, especialista em autismo e psicopedagoga. Autora do livro “O Aluno TDAH” (Wak Editora).

1 comment on “TDAH: Conhecer, acolher e respeitar

  1. Achei excelente a colocação, especificar e ampliar mais o conteúdo sobre o TDAH nas meninas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo