Saiba o que é a aprendizagem colaborativa e como levá-la para a sala de aula!
Trabalhar em equipe é essencial em muitos ramos do mercado de trabalho e da sociedade. É cada vez mais comum que a habilidade de cooperar seja bem-vista nas entrevistas de emprego. Logo, abordagens e metodologias que se baseiam em cooperação e na construção conjunta do conhecimento são muito incentivadas. Esse é o caso da aprendizagem colaborativa.
Essa metodologia desenvolver as habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação eficaz dos alunos. Por meio da colaboração, eles são incentivados a explorar ideias, discutir conceitos e trabalhar juntos para alcançar objetivos educacionais. Saiba mais a seguir.
Assista aos vídeos da série Metodologias Ativas na Prática:
Leia também: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!
O que é aprendizagem colaborativa?
A aprendizagem colaborativa parte do pressuposto de que o conhecimento é construído de forma mais significativa quando os alunos interagem ativamente entre si e com o conteúdo. Em vez de apenas receber informações do professor, eles se tornam participantes ativos no processo de aprendizagem.
Isso é alcançado por meio de discussões, debates, projetos em grupo e outras atividades que incentivam a troca de ideias. Para que isso ocorra, a colaboração desempenha um papel central. Os alunos aprendem não apenas com o professor, mas uns com os outros.
Leia também: 4 atividades lúdicas na Educação Infantil para praticar com seus alunos!
Quais são as vantagens da aprendizagem colaborativa?
Além de permitir que os alunos entrem em contato com diferentes ideias e soluções, a aprendizagem colaborativa traz muitas vantagens.
Leia também: Geração Alpha: 4 dicas para garantir a aprendizagem desses alunos!
Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais
A colaboração em sala de aula permite que os alunos interajam com seus colegas, aprendendo a ouvir, respeitar opiniões divergentes e trabalhar em equipe.
A saúde mental é uma pauta importante na educação nos dias de hoje. Confira nosso post como auxiliar no desenvolvimento emocional saudável dos seus alunos!
Baixe grátis: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las na Educação Infantil!
Pensamento crítico
Durante a discussão de ideias, os alunos são incentivados a pensar criticamente e a avaliar diferentes perspectivas. Isso promove a capacidade de questionar, argumentar e tomar decisões informadas.
Leia também: Raciocínio Lógico Infantil: por que escola e família devem incentivá-lo?
Aprendizado ativo
A aprendizagem colaborativa envolve os alunos de maneira ativa no processo educacional, incentivando o protagonismo. Isso pode levar a um aprendizado mais profundo e duradouro.
Resolução de problemas complexos
A aprendizagem colaborativa prepara os alunos para enfrentar desafios complexos porque eles aprendem a integrar conhecimentos de diversas áreas para encontrar soluções.
A aprendizagem colaborativa pode ser aplicada junto a outras metodologias, como a aprendizagem baseada em desafios. Saiba mais!
Como aplicar a aprendizagem colaborativa em sala de aula?
Podemos ver que a aprendizagem colaborativa beneficia os alunos de diversas formas. Porém, como aplicá-la em sala de aula? O processo não precisa ser complexo.
Leia também: ChatGPT na Educação: 7 atividades para utilizá-lo em sala de aula!
Defina os objetivos
Antes de implementar a aprendizagem colaborativa, é necessário definir objetivos claros para a atividade. Eles devem ser alinhados com os conteúdos a serem abordados e as habilidades que se deseja desenvolver.
Crie grupos diversificados
Ao formar grupos de trabalho, considere a diversidade de habilidades, conhecimentos e perspectivas. Grupos heterogêneos podem incentivar a troca de ideias e permitir que os alunos aprendam uns com os outros.
Nas primeiras instâncias, evite permitir que os alunos escolham seus grupos. A ideia é haver uma troca de conhecimentos e habilidades, e isso nem sempre é possível se os mesmos grupos de sempre ficarem juntos.
Assista ao vídeo sobre Grupos:
Estabeleça regras
Explique aos alunos as expectativas em relação à colaboração. Isso inclui ouvir atentamente, respeitar opiniões diferentes e dividir as responsabilidades de forma equitativa.
Da mesma forma, explique como eles serão avaliados. Leve em consideração o resultado, mas também como eles se saíram como equipe.
Passe atividades estruturadas
Proponha atividades que incentivem a interação, como discussões orientadas, debates, projetos em grupo e resolução de problemas. Essas atividades devem ser estruturadas para promover a participação de todos os membros do grupo.
Trabalhos em grupo que são feitos totalmente em casa podem fugir à proposta. Muitas vezes, alguns alunos se dedicam bem mais do que outros. Para evitar que isso aconteça, você pode propor o uso de fóruns de discussão, aplicativos de colaboração e videoconferências.
Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ajudar nessa tarefa. Venha saber mais!
No mundo contemporâneo, a cooperação é uma das habilidades mais essenciais para ter sucesso. A aprendizagem colaborativa não apenas enriquece a experiência educacional, mas também prepara os alunos para os desafios da vida adulta.
Quer saber mais sobre as mais recentes metodologias educacionais? Confira o blog da Faz Educação!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!