Dada a importância do momento em que o boletim escolar chega com uma nota baixa, preparamos um conteúdo educativo para as famílias.
O momento de receber o boletim escolar é sempre um misto de emoções: de um lado, nossas expectativas, de outro lado, a ansiedade da criança quando recebe uma nota baixa.
Por conta disso, esse momento acaba por ser bastante impactante quando as notas não estão acima da média e precisamos assumir uma postura que possa, de forma bastante assertiva, demonstrar apoio e acolhimento e, ao mesmo tempo, não permissiva, ao ponto de a criança acreditar que não precisa ser responsável com a sua vida escolar.
Diante desse cenário, é fundamental que a família como um todo se mantenha atenta à rotina de estudos da criança e mantenha um canal de comunicação ativo com a escola, o que pode ser muito útil e até mesmo antecipar o cenário em que o boletim escolar será entregue com notas abaixo da média.
Baixe grátis: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las na Educação Infantil!
Já em relação à forma como reagimos, é necessário que levemos em conta também os sentimentos da criança em relação àquele momento, sobretudo porque ela pode manifestar emoções como medo, desconfiança, insegurança e até mesmo vergonha.
Dada a importância dessa nossa forma de reagir ao momento em que o boletim escolar chega com uma nota baixa, preparamos um conteúdo educativo para a família. Espalhe por todos os cantos e se prepare para esse momento.
Assista ao vídeo sobre a importância do bom relacionamento com os alunos:
Leia também: Como as famílias podem investir no futuro dos filhos?
O que fazer para melhorar o boletim escolar?
Confira abaixo algumas atitudes que os pais e responsáveis podem tomar quando o boletim escolar da criança vier com notas baixas.
Leia também: Saiba as diferenças entre recomposição, reforço e recuperação escolar!
Converse com a criança para compreender quais foram as dificuldades que ela enfrentou e que têm a ver com a nota baixa
Na maior parte das vezes, são dificuldades de aprendizagem bastante simples que acabam por trazer uma nota baixa para o boletim escolar, como, por exemplo, dificuldade para enxergar o quadro ou para ouvir a professora ou o professor, coisas que podem ser resolvidas facilmente em um consultório médico ou apenas solicitando à escola o remanejo do lugar que a criança ocupa.
Além disso, ter um canal aberto para o diálogo também é um meio de descobrir exatamente o que está acontecendo com a criança. Para tanto, é necessário um acompanhamento diário das atividades escolares da criança, que se estende para toda a família.
Por meio desse diálogo franco e positivo, é possível identificar até mesmo estresse ou falta de ânimo, situações que certamente afetam a qualidade da aprendizagem. Além disso, é importante manter um canal aberto com a própria escola.
Leia também: Estresse na Educação Infantil: como identificar e ajudar os seus alunos!
Isso porque, quando conversamos com os profissionais que acompanham a criança diariamente, é possível saber até mesmo se ela acaba por omitir suas dúvidas por vergonha, por exemplo.
As dificuldades de aprendizagem não estão relacionadas, apenas, ao aprender em si. Todos nós apresentamos dificuldades durante nossa jornada escolar, motivadas, muitas vezes, até por não gostarmos de determinado assunto ou disciplina.
Ainda assim, no entanto, é preciso falar a respeito da responsabilidade que temos com o nosso próprio desenvolvimento escolar.
Portanto, ainda que o boletim escolar seja o reflexo de um período da criança, é importante não resumir toda a vida escolar àquele momento, apenas, dado que todos nós temos tanto acertos quanto erros em toda a nossa vida.
Leia também: Como criar uma rotina de estudo para as crianças!
Compare diferentes momentos da vida do estudante junto com ele
Vergonha, medo, sensação de fracasso e até mesmo a falta de diálogo com os responsáveis podem fazer com que a criança se sinta impedida de conversar a respeito da nota baixa presente no boletim escolar.
Nessa hora, vale a pena identificar em quais momentos a criança teve seu esforço compensado em uma nota mais elevada, comparando, junto com ela, os seus sucessos ante àquela nota mais baixa.
Leia também: 7 dicas para motivar a concentração na Educação Infantil!
Isso vai fazer com que a criança possa se sentir confiante, sendo reconhecida por seus esforços e, certamente, mais valorizada por sua família, que está junto dela tanto nos momentos de sucesso quanto naqueles em que algo sai do controle.
No entanto, vale sempre lembrar que o boletim escolar é apenas reflexo de todas as ações tomadas ou não ao longo de um período inteiro. Assim, o acompanhamento das atividades diárias da criança é fundamental, sobretudo porque são ali que as dúvidas surgem e ali que ela pode ser orientada a decidir por qual caminho encontrará uma solução.
Aulas de reforço escolar também podem ser mobilizadas nesses momentos, tornando possível que, com apoio especializado, o pesadelo de ter uma nota baixa no boletim escolar seja evitado.
Assista ao vídeo sobre aprendizagem cooperativa:
Leia também: Educação Parental: o que é e quais os benefícios para a sua família!
Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog da Faz Educação, que traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar.
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!