Conheça 7 maneiras de utilizar o ChatGPT na educação para aproveitar suas vantagens em qualquer etapa do ensino!
O uso do ChatGPT na educação está em pauta desde que a ferramenta se popularizou. Ela, que é um chatbot (robô que responde a conversas em chat online) baseado em Inteligência Artificial, é capaz de responder perguntas, criar textos e interagir com quem está do outro lado da tela.
Muitas pessoas acreditam que isso pode prejudicar o ensino-aprendizagem. Porém, é possível usar o ChatGPT de forma positiva na educação. Veja alguns exemplos de uso do ChatGPT na educação.
Leia também: 6 mitos e verdades sobre o ChatGPT na Educação!
1. Planos de aula
O ChatGPT é uma ferramenta interessante para criar a base de um plano de aula. Tudo o que você precisa fazer é dar a instrução completa. Por exemplo, “crie um plano de aula sobre o teorema de Pitágoras para alunos do sexto ano”. Você pode, ainda, dizer que quer um plano com bastante espaço para práticas individuais, ou que a instrução direta dura apenas 10 minutos.
Além disso, você pode pedir dicas de atividades ao ChatGPT. O segredo é ser bem detalhado nas suas instruções e usar o pensamento crítico para otimizar a resposta que a IA oferecer.
Leia também: Como fazer o plano de aula mais adequado e atualizado para a Educação Infantil!
2. Análise de textos
Em um exercício de comparação, você pode mostrar aos alunos como saber se um texto foi produzido pelo ChatGPT. É só compartilhar um texto feito pela IA e outro escrito por seres humanos. Busque textos sobre o mesmo tema, procurando as maiores diferenças entre eles.
É importante frisar que essa não é uma avaliação para saber se o ChatGPT escreve bem ou mal. É uma forma de mostrar aos alunos o que falta nos textos produzidos por IA, e como o fator humano influencia em como escrevemos.
Leia também: ChatGPT na Educação: desafios e possibilidades para alunos e professores!
3. Escrita coletiva
O ChatGPT é, em primeiro lugar, um chat. Ou seja, ele é um bate-papo em que os alunos podem conversar com a IA. Tire proveito disso em exercícios em casa ou em sala de aula, estimulando a interação com a ferramenta.
Uma boa ideia é sugerir uma escrita coletiva. O aluno começa a escrever uma história e dá continuidade a partir de perguntas feitas ao ChatGPT. Isso estimula a criatividade e a interação torna a atividade mais divertida! Depois, eles podem comparar os textos com os dos colegas em busca de diferenças e semelhanças.
Assista ao vídeo sobre a diferença entre alfabetização e letramento:
O ChatGPT pode ser um grande aliado na Educação Criativa. Saiba como implementar essa metodologia!
4. Reescrita guiada pelo pensamento crítico
A maior crítica que podemos fazer ao ChatGPT na educação é que a ferramenta não apresenta pensamento crítico. Isso pode levar a respostas erradas ou muito equivocadas, que podem atrapalhar os alunos. Pensando nisso, uma reescrita crítica é uma ótima atividade para a sala de aula.
Você pode analisar, junto aos estudantes, quais são os problemas mais recorrentes nas respostas do ChatGPT, e ajudá-los a encontrar fontes mais confiáveis para escrever melhores respostas.
Leia também: 7 indicadores de qualidade na educação para ficar de olho em 2023!
5. Uso em projetos em grupo
Para usar o ChatGPT na educação, devemos vê-lo como uma ferramenta de apoio. Em projetos em grupo, ele pode servir como um participante extra, que ajuda o grupo a se organizar e gera ideias para o trabalho. Mostre aos alunos que tipo de instruções eles podem dar ao robô para conseguir ideias criativas, planejamentos e orientações para entregar um bom trabalho.
Assista ao vídeo sobre grupos:
Leia também: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!
6. Simplificação de teorias
O ChatGPT não apenas pode explicar muitos conceitos, mas também pode explicar de maneiras diferentes. Por exemplo, você pode pedir para ele explicar a teoria da relatividade. Mas também pode pedir que ele explique essa mesma teoria para uma pessoa de cinco anos. As respostas serão totalmente diferentes.
Logo, quando os alunos tiverem dificuldades para entender um conceito, ele pode ser uma ferramenta de auxílio importante. Você pode utilizá-lo assim em sala de aula e, ao mesmo tempo, ensinar os alunos como usá-lo dessa forma em casa.
Baixe grátis: Guia da Gamificação no processo pedagógico!
7. Introdução à IA com o ChatGPT na educação
Por fim, um uso muito prático e direto do ChatGPT na educação é como introdução à tecnologia de IA. Muitos estudantes conhecem o conceito da Inteligência Artificial, mas nunca compreenderam sua prática. Com o ChatGPT, fica muito fácil explicar o funcionamento da IA e do aprendizado de máquina, duas tecnologias essenciais em nossas vidas hoje.
A Geração Alpha já precisa aprender o básico sobre tecnologia na escola. Venha saber mais!
Baixe grátis: As novas tecnologias para o novo normal na Educação Pública!
Na Faz Educação, sempre estimulamos o uso da tecnologia em sala de aula. Confira mais dicas como essas no nosso blog!
Aproveite agora o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!