Conheça o Compromisso Pela Educação Parental, uma iniciativa que apoia todas as famílias!
Pais e mães são figuras centrais na sociedade. São eles que cuidam e preparam as crianças para serem cidadãos responsáveis, partes ativas da comunidade. Porém, tendo tanta importância, pais, mães e responsáveis não têm todo o apoio de que precisam para exercer essa função. Essa é a base da Educação Parental.
A Educação Parental pode ser uma maneira de investir no futuro dos filhos. Venha saber como!
Muitos podem ficar hesitantes e mesmo ofendidos com esse conceito. É preciso ensinar alguém a ser pai? A melhor resposta para isso é simples: a Educação Parental vai muito além disso. Leia mais sobre o assunto a seguir.
Baixe grátis: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las na Educação Infantil!
O que é Educação Parental?
A chegada de uma criança é motivo de felicidade, mas também de tensão, dúvidas e insegurança. Enquanto dizem que esses sentimentos são normais, ninguém nos diz como lidar com eles. O mesmo acontece quando a criança está maior e começam a surgir atritos. Em geral, os pais ou cuidadores ficam à própria sorte, frustrados por não saberem o que fazer quando estão fazendo o melhor possível.
A Educação Parental não visa ensinar alguém a ser pai, mãe ou cuidador. Afinal, não existe uma só maneira de fazer isso. Seu objetivo, na verdade, é dar apoio para que os pais e cuidadores descubram como fazer isso com menos frustrações e problemas.
Ao mesmo tempo, a Educação Parental tem um grande foco no bem-estar das crianças. Ela tem como missão falar do estabelecimento de limites, dos conflitos emocionais e do fortalecimento dos laços familiares. Além disso, prega por uma comunicação mais clara e tranquila, e pela demonstração de afeto e cuidado.
A Educação Parental também preza por um ambiente familiar mais saudável, em que todos se sintam amados, seguros e acolhidos. Ela luta contra a violência doméstica e nas escolas, a delinquência juvenil, o estresse e a depressão.
Você já ouviu falar em parentalidade positiva? Venha conhecer esse conceito e saiba como aplicá-lo no dia a dia!
Em outras palavras, a Educação Parental é um suporte a todas as famílias, visando a criação de lares mais seguros e amorosos para as crianças.
Assista ao vídeo e saiba como fazer uma experiência em casa:
O que é o Compromisso pela Educação Parental?
Ainda que a Educação Parental traga vantagens importantes para pais, cuidadores, crianças e adolescentes, ela ainda é um debate recente. Ou seja, muitas pessoas nunca ouviram falar no termo, ou o interpretam da maneira errada.
O Compromisso Pela Educação Parental é uma estratégia de mobilização social e política criada em uma parceria entre a Family Talks e a Canguru News. O principal objetivo é trazer o debate sobre a Educação Parental para diversos espaços na sociedade. Da mesma forma, o projeto visa a implementação de ações nesse sentido, principalmente por meio de políticas públicas.
A meta final seria colocar a Educação Parental nas rodas de conversa e estimular seu crescimento na sociedade. Assim, ela deixaria de ser algo mais debatido entre especialista, e seria uma realidade para pais e cuidadores em todo o Brasil.
Baixe grátis: Como melhorar a relação entre família e escola!
Por que a Faz Educação faz parte desse compromisso?
O Compromisso Pela Educação Parental acredita que muitos dos nossos problemas sociais podem ser resolvidos por meio do apoio à família. Desde situações de vulnerabilidade até o envolvimento com drogas e violência.
Na Faz Educação, entendemos a importância das relações familiares. No dia a dia, podemos ver a diferença nos alunos que vivem em um ambiente seguro e amoroso. Também percebemos como isso influencia no comportamento, nos interesses e, consequentemente, no futuro.
Uma boa relação entre escola e família afeta positivamente o desempenho dos estudantes. Saiba como fortalecer essa relação!
Além disso, acreditamos que a Educação Parental:
- estabelece laços mais fortes na família, cheios de amor, respeito e confiança;
- previne problemas futuros, como a delinquência juvenil, o envolvimento em situações de risco e a dissolução da família;
- ·incentiva o desenvolvimento mais saudável e completo de crianças e adolescentes, permitindo que eles se tornem cidadãos responsáveis e felizes.
A Educação Parental é pensada para que pais e filhos consigam conviver em harmonia e construam confiança e respeito mútuo. Em lares mais calmos e seguros, as crianças e adolescentes podem desenvolver todo o seu potencial. Assim, todos são capazes de criar um mundo melhor.
Assista ao vídeo e conheça alguns filmes para assistir em família:
Leia também: Educação Parental: o que é e quais os benefícios para a sua família!
Quer saber mais dos compromissos, valores e missão da Faz Educação? Acesse nosso site!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!