Dinâmicas para a volta às aulas em 2023

Pote de canetas coloridas e aluno ao fundo desenhando em um papel

Já está preparado para a volta às aulas? Confira algumas dicas de dinâmicas interessantes!

Já está na hora de se preparar para a volta às aulas de 2023. Esse momento não é apenas para retomar os estudos, mas também para voltar à rotina, introduzir novos alunos à escola e estimular a socialização entre estudantes e professores. Por isso, as dinâmicas se tornam uma ferramenta importante.

Por mais que a volta às aulas seja um momento feliz, de reencontrar amigos e colocar as conversas em dia, também pode gerar timidez e hesitação em novos alunos, ou naqueles que têm dificuldades para socializar. As dinâmicas também apoiam esses grupos.

Para muitos alunos, a pandemia tornou a socialização mais difícil. Saiba como ajudá-los.

Além disso, durante atividades e brincadeiras mais simples no começo do ano letivo, o professor pode perceber dificuldades e desafios. Assim, pode se preparar para oferecer atividades condizentes aos alunos.

A seguir, confira algumas dinâmicas interessantes para a volta às aulas:

Boas-vindas!

Essa é uma atividade simples, mas divertida, que estimula os laços entre os alunos. Você só vai precisar de um novelo de lã, ou um barbante. Procure por um em formato de bola, para facilitar.

No início, instrua os alunos sobre como se apresentar. Você pode pedir para eles dizerem seus nomes, algo que gostam e algo que fizeram nas férias, por exemplo. Assim, mesmo os mais tímidos vão saber o que dizer.

O primeiro aluno deve segurar a ponta do novelo e se apresentar. Depois, todos dizem “[nome do aluno], seja bem-vindo(a)”. Então, o aluno joga o novelo para outro colega, ainda segurando o fio. No fim das apresentações, o fio deve interligar todos os alunos.

Leia também: 5 tendências na Educação para 2023 que você precisa conhecer!

Apresentando um novo amigo

Nessa dinâmica de volta às aulas, os alunos não se apresentam para a turma. Em vez disso, eles apresentam os colegas. O professor pode começar escrevendo no quadro um roteiro de perguntas, como “qual é seu nome”, “do que você mais gosta de brincar” e “qual é sua comida preferida”.

Depois, ele divide a turma em duplas. Os alunos devem fazer essas perguntas para suas duplas. Enquanto isso, o professor pode circular pela sala e ver como estão sendo essas conversas. Assim, ele pode identificar os alunos mais hesitantes e perceber se alguma conversa não estiver fluindo.

Quer aumentar a participação dos alunos em sala de aula? Confira nossas dicas aqui!

Quando essa parte acabar, os alunos se sentam em um círculo e apresentam o colega que acabam de conhecer.

Leia também: Como fazer o plano de aula mais adequado e atualizado para a Educação Infantil!

Meu nome é...

Essa dinâmica de volta às aulas é interessante para alunos no começo da alfabetização. Comece escrevendo o nome de todos os alunos em crachás e deixe no chão da sala, espalhados. Então, peça para que cada um reconheça seu nome e pegue o crachá. Esse é um bom momento para comentar sobre as letras iniciais e falar dos nomes que têm as mesmas letras.

Quando cada um estiver com seu crachá, faça um breve bate-papo com um tema determinado. Por exemplo, o que eles gostam de fazer, qual é o brinquedo preferido ou o que fizeram nas férias. Por fim, os alunos podem fazer um desenho relacionado ao bate-papo e assinar seus nomes. Aqueles que ainda não souberem escrever vão poder copiar do crachá.

Conduzir uma conversa na educação infantil nem sempre é fácil. Confira nossas dicas!

O presente de volta às aulas

Para essa dinâmica, prepare uma caixa de presente. Ela deve ser leve para todos os alunos conseguirem pegar. Dentro, deve ter algo que pode ser dividido entre os alunos, como balas ou bombons.

Todos devem se sentar em círculos e o professor começa a brincadeira. A ideia é que todos passem o presente para alguém, de acordo com as suas características. Por exemplo, o professor pode dizer que “esse presente é para a pessoa mais alta da sala” e entregar para quem for mais alto.

Depois, o professor deve guiar os alunos pelas características. É possível dizer coisas como “O presente, na verdade, é para o aluno que parece mais alegre agora”. Ou, se os alunos já se conhecerem há algum tempo, “esse presente é para quem conta mais piadas em sala de aula”. No fim da dinâmica, o professor revela que o presente é para todos dividirem.

Essas dinâmicas são simples e promovem muita interação entre os alunos, além de ajudar aqueles que acabam de chegar à escola. Que tal usá-las na volta às aulas?

Assista também aos vídeos da série Metodologias Ativas na Prática:

Leia também: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!

No blog da Faz Educação, você descobre mais sobre essas dinâmicas para alunos de todas as idades. Venha conferir!

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

marca da faz educação & tecnologia

R. Doutor Orlando Feirabend Filho, 230, Sala 314, Torre B – São José dos Campos, SP
CEP: 12246-190 – Tel: (12) 3913-4771

Soluções Educacionais

Informações

Pular para o conteúdo