Entenda como identificar dificuldades de aprendizagem, os principais sinais de alerta e a importância do diagnóstico interdisciplinar para apoiar estudantes.
A Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração (Associação Brasileira de Dislexia – ABD).
Geralmente, essas dificuldades resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e não são esperadas em relação à idade e ao ano escolar.
Segundo Capellini (2001), a Dislexia ocasiona dificuldades na execução de atividades intraneurosensoriais, que exigem o uso de apenas um processamento – visual ou auditivo (como em atividades de cópia ou de repetição de palavras) e/ou atividades interneurosensoriais, que exigem o uso de dois ou mais processamentos – auditivo-visual ou auditivo-visual-tátil (como em atividades de leitura oral ou escrita sob ditado).
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Uma das primeiras manifestações das dificuldades encontradas em estudantes com Dislexia aparece na decodificação fonema-grafema, no início da alfabetização, quando o estudante precisa entender e utilizar a associação dos sinais gráficos com as sequências fonológicas das palavras (Salgado et al, 2006).
Além disso, conforme descrito por Capellini e Salgado (2003), os estudantes com Dislexia apresentam dificuldades na habilidade narrativa, que são detectadas primeiramente pelos professores em sala de aula. Essas dificuldades se manifestam quanto à capacidade de desenvolver a temática textual, manter a coerência em suas narrativas e utilizar elementos coesivos para estabelecer conexões entre as frases.
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Alguns sinais de alerta na idade escolar:
- Dificuldade na associação fonema-grafema;
- Dificuldade na consciência fonológica (rima e aliteração);
- Dificuldade na aquisição e automatização da leitura e da escrita;
- Dificuldade em cópias de livros ou de lousa;
- Dificuldade na coordenação motora fina e/ou grossa;
- Dificuldade na orientação temporal e /ou espacial
- Desatenção e falta de concentração;
- Falta de interesse;
- Vocabulário pobre para a idade;
- Atraso no desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
- Histórico familiar.
Vale ressaltar a importância de uma investigação interdisciplinar em casos em que a queixa principal é a dificuldade na aprendizagem. Em qualquer sinal de risco para a Dislexia, a escola deve encaminhar o estudante para um profissional da área da Fonoaudiologia e da área da Psicopedagogia, para uma avalição complementar. Dependendo dos resultados dessas avaliações, o estudante também deve ser encaminhado para uma avaliação neuropsicológica e uma avaliação neuropediátrica.
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O diagnóstico não é fácil nem rápido! Porém, quanto antes houver o olhar do professor para esses sinais, mais cedo os encaminhamentos e avaliações serão feitas, favorecendo um diagnóstico correto e uma reabilitação precisa.
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Referências Bibliográficas
Associação Brasileira de Dislexia. Disponível em: https://www.dislexia.org.br/o-que-e-dislexia/
CAPELLINI, S. A. Eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com distúrbio específico de leitura e distúrbio de aprendizagem. 2001. 2695f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
CAPELLINI, S. A., SALGADO, C. A. Avaliação fonoaudiológica do distúrbio específico de leitura e distúrbio de aprendizagem: critérios diagnósticos, diagnóstico diferencial e manifestações clínicas. In: CIASCA, S. M. (org). Distúrbio de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
SALGADO, Cíntia Alves; et al. Avaliação Fonoaudiológica e neuropsicológica na dislexia do desenvolvimento do tipo mista: relato de caso Salusvita, Bauru, v. 25, n. 1, p. 91-103, 2006.
Autora: Cristhiane Maria Mantovani Marsura. Fonoaudióloga formada pela Unicamp. CRFa 2-1913. Instagram: @fono.cris.marsura.
1 comment on “Dislexia: Reconheça os Sinais e Atue com Precisão!”
Excelente matéria., bem didática e explicativa. Parabéns à autora. A ABD possui um excelente material e aplica os testes necessários para o diagnóstico e orientações para o tratamento.