Futuro menu Acessibilidade

Kagan

Faz Educação e Kagan juntas para
transformar a educação!

Parceria educacional que desenvolve e forma educadores na metodologia de Aprendizagem Cooperativa.

A metodologia de Aprendizagem Cooperativa se baseia na cooperação e no trabalho em equipe estruturado, valorizando a diversidade entre os vários grupos escolares e garantindo a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

Cooperação e participação ativa são as chaves para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

A formação de professores em Aprendizagem Cooperativa é um trabalho que proporciona proatividade e protagonismo no trabalho cooperativo para resolver os desafios da sala de aula do século XXI. Todo o conteúdo proposto tem embasamento nos recentes estudos da Neurociência Cognitiva e é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entenda como todo o conteúdo é apresentado na formação:

 

kagan-2
Grupo de crianças juntando as mãos em gesto de união

Módulo 1

Os educadores terão a oportunidade de conhecer e se aprofundar em algumas das mais conhecidas Metodologias Ativas, vivenciar cada uma das atividades apresentadas e pautadas pela Base Nacional Comum Curricular, discutir sobre temas específicos dentro das cinco áreas de conhecimento estabelecidas para a Educação Básica e entender como a Aprendizagem Cooperativa poderá se alinhar ao currículo municipal a ser inserido no dia a dia escolar enquanto têm a oportunidade de se conhecer, desenvolver a empatia e o trabalho em grupo.

Grupo de crianças sorridentes abraçadas

Módulo 2

As 10 Competências Gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular indicam quais devem ser as experiências fundamentais para que os alunos possam aprender, propondo habilidades, atitudes e valores que devem ser desenvolvidos de maneira integral.

Os participantes irão refletir tais posicionamentos por meio das Estruturas de Aprendizagem e praticar o conteúdo acadêmico de acordo com as regras de convívio social, atuar em grupo demonstrando interesse pelos colegas, expressar sentimentos e emoções e respeitar a diversidade.

Crianças desenhando

Módulo 3

Ainda dentro do desenvolvimento das Dez Competências Gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, os participantes contarão com recursos para desenvolver planos de aula personalizados, seguindo a metodologia proposta e o currículo municipal, e serão levados a refletir sua prática docente por meio de atividades interativas alinhadas ao desenvolvimento das soft skills e aos quatro princípios básicos da Aprendizagem Cooperativa.

Crianças com blocos de montar

Módulo 4

Atualmente, a carência de atividades e metodologias que tornem o aluno protagonista de seu aprendizado leva a um ambiente escolar competitivo e individualista. Neste módulo, os educadores vão conhecer e se aprofundar nas teorias que embasam os jogos cooperativos como instrumento de socialização e analisar as maneiras que a ludicidade pode auxiliar no desenvolvimento das funções físicas e mentais, além de debater pesquisas que comprovam que os jogos devem ser usados também como auxílio na oxigenação cerebral, garantindo o aprendizado efetivo.

Crianças brincando de cabo de guerra

Módulo 5

Neste módulo, os participantes serão apresentados aos mais recentes estudos da área da Neurociência Cognitiva e a como o conceito Brain-Based Learning pode promover um ambiente seguro de aprendizagem e ativar áreas do cérebro responsáveis pela emoção, memória e pensamento enquanto são desenvolvidos planos de aulas que priorizam a inclusão das competências cognitivas e socioemocionais, de acordo com o currículo municipal estabelecido.

Potencialize a cooperação e o envolvimento de seus alunos durante suas aulas

Crie um ambiente de aprendizagem transformador.

Professor apoia aluna em sala de aula.
Grupo de pessoas de mãos unidas.

Temos um time de formadores internacionais aptos a implementar a metodologia ativa em sala de aula na rede de ensino do seu município.

Informações

Pular para o conteúdo