Saiba mais sobre a educação bilíngue, sua importância, tendências e desafios.
É cada vez mais comum nos depararmos com escolas que oferecem educação bilíngue desde as primeiras etapas da vida escolar. Em algumas cidades, até mesmo trilíngue. Isso é uma resposta às demandas da nossa sociedade, que é cada vez mais multilíngue e multicultural.
Em 2018, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) descobriu, em uma pesquisa com jovens de 15 anos, que estudantes brasileiros têm menor desenvolvimento em competências globais comparado a estudantes de outros países. Isso se deve, principalmente, pela falta de interação com outras culturas, um resultado da falta de domínio em outros idiomas.
Tendo isso em vista, precisamos perceber, também, que a educação bilíngue traz muitos desafios. Porém, sua importância se mostra cada vez maior. A seguir, confira como aprender um novo idioma na Educação Infantil pode fazer a diferença, e como as escolas podem superar os desafios que isso traz.
Assista ao vídeo sobre Alfabetização e Letramento:
Leia também: Língua Portuguesa na Educação Infantil: 4 práticas para ensinar com a tecnologia!
Novos idiomas na Educação Infantil
Já sabemos que a antiga ideia de que apresentar dois idiomas para crianças poderia causar confusão não é verdade. Para muitos especialistas em educação, quanto mais cedo começar o ensino de idiomas, mais eficiente ele será. Então, começar a educação bilíngue nos primeiros anos da escola traz vantagens para as crianças nesse sentido.
Porém, os benefícios vão além. Em uma sociedade cada mais plural, aprender um novo idioma significa ter mais contato com outras culturas. Quando conseguimos aumentar esse contanto ainda na Educação Infantil, ajudamos os alunos a desenvolver uma mentalidade global, curiosa, interessada no que outros lugares têm a oferecer. Essa disposição já é importante hoje, e será cada vez mais importante no futuro.
Quer saber mais sobre tendências no ensino para a geração Alpha? Confira nosso post sobre o assunto!
Uma nova mentalidade para a educação bilíngue
Como podemos ver, a educação bilíngue não se resume mais a saber um idioma para ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Da mesma forma, sua aplicação no dia a dia nas escolas não se resume a decorar palavras e conjugações verbais. A ideia é que seu ensino seja uma forma de incentivar a autonomia e a construção do conhecimento pelos estudantes.
Por isso, uma escola que oferece a educação bilíngue não tem apenas aulas de inglês, ou fornece aulas no contraturno. Ela muda o currículo para oferecer um ensino mais abrangente e multidisciplinar, tanto em português quanto no segundo idioma.
A nova mentalidade pode, também, mudar as formas de avaliação. Venha saber mais sobre o assunto!
Educação bilíngue e interdisciplinaridade
Essa mudança curricular incentiva a interdisciplinaridade. Em muitos casos, a educação bilíngue exige que os estudantes aprendam diversas matérias em outro idioma. Escolas que levam esse currículo até o Ensino Médio costumam ter aulas de Química, Matemática, Biologia, Geografia e Física no idioma estrangeiro.
Na Educação Infantil, a interdisciplinaridade acontece no momento em que o idioma estrangeiro é utilizado para além da sala de aula. Ele pode fazer parte da alfabetização, dos primeiros contatos com a matemática e dos momentos em que se aprende sobre regras de convivência e socialização. Dessa forma, ele deixa de ser apenas um ou dois períodos da semana das crianças e se torna uma constante no aprendizado.
Leia também; Multiletramento: o que é e como desenvolver na sua escola!
Tecnologia como aliada
Nos últimos anos, a educação bilíngue passou a contar ainda mais com a tecnologia. Por meio de plataformas, aplicativos, sites e softwares, é possível oferecer um ensino interativo e dinâmico. Isso permite que os estudantes construam o próprio conhecimento no idioma e, mais do que isso, que levem seus estudos para além da sala de aula.
Quando os alunos conseguem estudar de casa, a qualquer momento e, de preferência, de forma lúdica e divertida, é mais fácil e natural aprender outro idioma. A tecnologia é a grande aliada que permite a pluralização dos meios de ensino.
A BNCC já prevê o uso de tecnologia em sala de aula. Saiba mais!
Assista ao vídeo sobre Tecnologias:
Da mesma forma, isso auxilia no letramento digital. Ainda na Educação Infantil, é recomendado que os alunos passem a ter mais contato com a tecnologia para aprender o básico da utilização, junto com os limites éticos no uso desses recursos. Junto com a educação bilíngue, isso ajuda a criar pessoas mais preparadas para a sociedade de hoje e do futuro.
Quer saber mais sobre tendências na educação? Acesse o blog da Faz Educação!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!