Creche e pré-escola também podem ser espaços de aprendizado e conhecimento. Saiba como estimulá-los com as crianças!
Muitas pessoas acreditam que o período de creche e pré-escola não é, necessariamente, de aprendizado. Esses espaços seriam apenas para cuidado e socialização das crianças. No entanto, é possível, e desejável, estimular o aprendizado nesse período.
Com atividades diárias e esforços para entender o desenvolvimento infantil, os professores podem ajudar as crianças a chegar na escola com uma boa base de conhecimento. Confira algumas dicas para fazer isso abaixo.
Saiba mais: Acolhimento em creches e berçários na volta às aulas!
Prepare o ambiente ideal para creche e pré-escola
A infraestrutura de uma escola sempre influencia no comportamento e no aprendizado dos alunos. Isso não é diferente na educação infantil. Creche e pré-escola devem ter uma estrutura favorável, que motiva o aprendizado, e não o atrapalha.
Tenha ambientes em que as crianças possam brincar, fazer atividades e repousar. Ofereça o máximo de autonomia possível, considerando a idade dos pequenos. Crie ambientes seguros e confortáveis, onde as crianças se sintam bem para aprender.
Também é aconselhável ter ambientes diferenciados para cada atividade. Por exemplo, uma sala de descanso, outra para brincar e um espaço ao ar livre.
Saiba mais: Educação Parental: o que é e quais os benefícios para a sua família!
Estimule o brincar e o explorar
Um dos fatos mais conhecidos sobre educação infantil é que crianças aprendem brincando. Brincar é a principal maneira de conhecer o mundo, entender regras e participar da sociedade. Por isso, estimular o aprendizado na creche e pré-escola significa incentivar as brincadeiras.
Baixe grátis: 20 Jogos e Brincadeiras aliadas à BNCC: Cultura Africana!
Ainda que possa haver momentos de brincadeiras livres, também é recomendado que os professores busquem atividades mais apropriadas para o desenvolvimento dos alunos, de acordo com a idade.
Por exemplo, alunos que ainda estão em idade de berçário podem brincar de esconder e procurar objetos, encaixar peças e imitar sons. Alunos mais velhos podem fazer jogos com bola, brincar de pega-pega e inventar histórias de faz de conta.
Saiba mais: 6 habilidades sociais que toda escola deve desenvolver nos alunos!
Incentive o desenvolvimento da linguagem
A fala é a principal ferramenta da comunicação. As crianças da creche e pré-escola devem desenvolver a fala antes de passar para a alfabetização. Algumas das habilidades que elas devem trabalhar é a transmissão de informações, a descrição, a narração e a explicação.
Saiba mais: Jogos de linguagem: 7 dicas para desenvolver a fala e o vocabulário!
Em geral, tudo isso pode ser desenvolvido a partir de brincadeiras, principalmente as que envolvem a fala de alguma maneira. Por exemplo, brincadeiras com música, com interpretação e com perguntas e respostas.
Também é na creche e pré-escola que as crianças começam a compreender a importância da escrita. Isso costuma se dar por meio da leitura. Ter um momento para ouvir histórias e entrar em contato com os livros é importante para desenvolver a curiosidade pela alfabetização.
O incentivo à alfabetização e ao letramento pode começar bem antes da escola!
Permita a exploração do ambiente
Crianças pequenas têm a tendência a querer pegar, tocar e mesmo levar à boca quase tudo o que encontram. Enquanto isso pode ser perigoso em alguns casos, a exploração do ambiente é importante para compreender a natureza, os lugares e mesmo o comportamento humano.
Baixe grátis: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las na Educação Infantil!
Logo, creche e pré-escola devem ser ambientes seguros para esse tipo de exploração. Procure não castigar as crianças por comportamentos exploratórios, e sim ensiná-las o que é apropriado, o que pode ser feito na escola e como fazer sem correr riscos.
Também incentive a exploração de diferentes materiais e texturas. Brincadeiras com água, areia, tinta, massa de modelar e blocos são alguns exemplos para aplicar no dia a dia.
Saiba mais: Atenção dos alunos: 6 dicas para captá-la em vez de levantar a voz!
Utilize a música e a dança
Crianças são naturalmente atraídas por música. É difícil encontrar crianças que não dancem e cantem quando escutam melodias, mesmo que ainda só balbuciem e não entendam as letras. Aproveite essa tendência e utilize a música como ferramenta de aprendizado.
É possível buscar músicas de cunho educativo, que ensinam o alfabeto, os números e outras informações básicas. Mas mesmo músicas infantis tradicionais podem ser usadas para estimular o desenvolvimento da linguagem e da expressão corporal.
Saiba mais: Criatividade na Educação Infantil: boas práticas para sua escola!
A dança também tem um papel importante nesse período. Ela estimula a consciência corporal e a coordenação motora. Fazer rodas de canto e dança com os pequenos é uma maneira divertida de estimular o aprendizado por meio do lúdico.
Assista ao vídeo sobre a Sala de Aula Invertida:
O Blog da Faz Educação traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar. Acompanhe! Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!