A cada quatro anos, o mundo testemunha um dos maiores espetáculos esportivos do planeta: os Jogos Paralímpicos. Após a emocionante edição anterior em Tóquio, agora é a vez de Paris sediar este grandioso evento, que ocorrerá de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.
Reunindo mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo, os Jogos Paralímpicos não são apenas uma competição esportiva, mas uma maneira poderosa para chamar a atenção do mundo para o esporte e a deficiência.
A dimensão do evento é impressionante: 4.400 atletas, 2,8 milhões de espectadores, 18 locais de competição, 3.000 jornalistas credenciados e 278 guias, em 11 dias de competição intensa. Os Jogos contarão com 185 Comitês Paralímpicos Nacionais, competindo em 22 esportes com 549 eventos.
E um desses comitês é o Comitê Paralímpico Brasileiro, que terá uma participação significativa nos Jogos, com mais de 250 atletas brasileiros competindo nas modalidades de badminton, canoagem, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, natação, taekwondo, tênis de mesa e vôlei sentado.
Uma excelente oportunidade para promover a conscientização sobre a importância da inclusão, do esporte adaptado e inspirar e motivar os alunos a valorizarem a diversidade.
Veja a seguir 5 propostas de aulas inovadoras com a temática Paralimpíadas:
1 – Linha do tempo: Jogos Paralímpicos
Habilidades da BNCC:
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
Desenvolvimento:
Apresente a história das Paralimpíadas através de um vídeo, textos selecionados ou apresentação em slides. Consulte mais informações aqui.
Promova uma discussão sobre a importância das Paralimpíadas e a inclusão no esporte.
Divida os alunos em grupos e peça para pesquisarem momentos importantes da história das Paralimpíadas, como seu marco inicial, a primeira participação do Comitê Paralímpico Brasileiro, as principais conquistas do nosso país e outros marcos que julgarem interessante.
Cada grupo cria uma linha do tempo ilustrada com os momentos pesquisados. Ao final irão apresentar seus marcos e completar uma linha do tempo coletiva com os momentos de todos os grupos.
2 – HQ: Atletas Paralímpicos Brasileiros
Habilidade BNCC:
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
Desenvolvimento:
Após realizar a exploração de histórias em quadrinhos, discuta com os alunos os elementos de um quadrinho (personagens, cenários, diálogos) e demais características observadas que não podem faltar em uma HQ.
Selecione as histórias de atletas paralímpicos que marcaram os Jogos Paralímpicos e distribua aos alunos. Os alunos podem estar organizados em duplas, trios ou pequenos grupos.
Lance o desafio: transformar histórias de atletas paralímpicos reais em uma história em quadrinhos.
Realize um momento de revisão junto com os alunos de seus quadrinhos e compartilhe com a classe.
Monte uma exposição com os quadrinhos criados em painel coletivo para toda a escola.
3 – Matemática nas Paralimpíadas
Habilidade BNCC:
(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. (EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.
Desenvolvimento:
Explique como o tempo e a distância são importantes nos esportes. Apresente modalidades que tem o tempo como marcador e que serão disputadas nas Paralimpíadas. Traga exemplos de conquistas e recordes que foram superados. Também é possível trabalhar com o calendário e os dias, quanto tempo para ver determinada modalidade, para início e fim, qual o período de duração dos Jogos Paralímpicos. Os números estão em toda parte!
Você também pode realizar uma atividade prática:
Organize corridas e/ou saltos com os alunos e meça os tempos e distâncias. Registre os dados em tabelas e gráficos. Analise os resultados com os alunos.
Finalize com uma reflexão sobre como a matemática é utilizada nas Paralimpíadas.
4 – Mapa da Diversidade: nossa turma é assim
Habilidade BNCC
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Desenvolvimento
Comece explicando o que são os Jogos Paraolímpicos e como os atletas com diferentes características físicas e diferentes deficiências competem em esportes adaptados.
Mostre vídeos curtos ou imagens de atletas paralímpicos, destacando as adaptações e a diversidade das modalidades. Para consultar mais informações sobre cada modalidade e o tipo de deficiência elegível em cada uma, acesse: https://olympics.com/en/paris-2024/paralympic-games/sports.
Divida a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Inicie a reflexão sobre a diversidade na sala de aula e proponha a criação de um “Mapa da Diversidade” em uma grande folha de papel ou cartolina. No centro do mapa, desenhe um grande círculo com o título “Nossa Turma”.
Em volta desse círculo, peça que desenhem uma seta para fora e desenhem ou escrevam características físicas observáveis sobre a diversidade do próprio grupo que podem ser comparadas, como altura, tipo de cabelo, cor dos olhos etc., ressaltando diferenças e semelhanças.
Em seguida organiza a apresentação de cada grupo e faça perguntas como:
- O que descobriram sobre seus colegas?
- Como se sentiram ao identificar as diferenças e semelhanças?
- Por que é importante valorizar e respeitar as diferenças?
Reflita com os alunos sobre como as diferenças físicas são apenas uma parte do que torna cada pessoa única. Encerre a atividade reforçando a importância de respeitar e valorizar as diferenças de cada pessoa.
Reforce que todos têm habilidades únicas e que a inclusão e o respeito são fundamentais para um ambiente harmonioso e acolhedor. Pergunte aos alunos como eles podem promover a inclusão e o respeito às diferenças no dia a dia da escola e na comunidade.
5 – Vôlei Sentado
Habilidade BNCC:
(EF12EF05) Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
Desenvolvimento:
Apresente vídeos de partidas de vôlei sentado, explicando as regras e as adaptações feitas para este esporte. Discuta as principais diferenças entre o vôlei convencional e o vôlei sentado, destacando as regras específicas e a importância do trabalho em equipe.
Organize o espaço, definindo uma quadra de vôlei com uma rede baixa. Organize os alunos em duas equipes com mesmo número de integrantes ou quatro equipes menores. Assegure que todos os alunos tenham um espaço seguro para se mover.
Demonstre os movimentos básicos do vôlei sentado, como saque, recepção, passe e ataque. Explique que os alunos devem permanecer sentados no chão durante todo o jogo. Realize partidas curtas de vôlei sentado, incentivando a cooperação e a comunicação entre os alunos.
As regras oficiais do jogo você pode acessar em: https://olympics.com/en/paris-2024/paralympic-games/sports/sitting-volleyball .
Ao final, promova uma roda de conversa sobre a experiência de jogar sentado e como isso muda a dinâmica do jogo. Discuta a importância da adaptação e da inclusão nos esportes.
Referências:
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Confira os nomes de todos os atletas brasileiros convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Disponível em: https://cpb.org.br/noticias/confira-os-nomes-de-todos-os-atletas-brasileiros-convocados-para-os-jogos-paralimpicos-de-paris-2024/. Acesso em: 04 ago. 2024.
COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Jogos Paralímpicos Paris 2024. Disponível em: https://olympics.com/pt/paris-2024/os-jogos/jogos-olimpicos-paralimpicos/jogos-paralimpicos. Acesso em: 06 ago. 2024.
Autora: Paula Rodrigues é Especialista em Neurologia Cognitiva e Processos de Aprendizagem, Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação, e Coordenadora de Programas Especializados do grupo Vitae Brasil.
1 comment on “Explorando as Paralimpíadas: 5 Ideias para Aulas Inovadoras”
Quero agradecer por esta publicação de excelência. Ideias e propostas viáveis, práticas e didáticas. Do Faz Educação só podemos esperar propostas ótimas. Gratidão. Abraços!