Incentivo à leitura: o que não pode faltar no projeto da sua escola

Professora e alunos lendo livros deitados no chão

Saiba o que não pode faltar em um projeto de incentivo à leitura e ajude seus alunos a se apaixonarem pelos livros!

O incentivo à leitura costuma ser um projeto comum em todas as etapas da vida escolar, mas principalmente nas séries iniciais. Isso porque ler não é apenas um hobby interessante que nos ajuda a aprender mais.

A leitura é uma ferramenta importante que nos serve como base para outras habilidades. Ela estimula a compreensão e interpretação de texto, melhora a escrita e incentiva a boa comunicação.

Quando os alunos são incentivados à leitura desde a séries iniciais, eles têm um melhor desempenho em outras disciplinas. Mesmo em questões matemáticas, por exemplo, eles se saem melhor por saberem interpretar os enunciados.

Sua escola tem ou planeja ter um projeto de incentivo à leitura? Confira, a seguir, algumas ideias para torná-lo ainda melhor.

Leia também: A importância de estimular a leitura nas crianças!

Defina os objetivos do projeto de incentivo à leitura

“Incentivo à leitura” é algo bastante amplo e pode acabar sendo generalizado demais. Quando você sabe que um projeto de incentivo à leitura está dando certo? Para determinar uma resposta, é preciso definir objetivos claros para cada etapa da educação.

Peça ajuda ao corpo docente para definir metas para cada turma. Alguns alunos já leem mais do que outros, e alguns estão mais dispostos a pegar um livro na biblioteca. Defina os parâmetros para dizer se o projeto foi ou não bem-sucedido.

Confira também: 7 livros que todo educador deve ler!

Planeje o projeto do começo ao fim

Quais ações serão feitas ao longo do projeto para incentivar a leitura? Defina quais são elas e como serão aplicadas durante o ano letivo. Eventos com feiras do livro e conversas com autores podem estar nessa lista. Mas ações menores, como a hora da leitura em sala de aula, fazem muita diferença.

Mais uma vez, conte com a colaboração dos professores para montar um planejamento. E não deixe seu plano totalmente engessado. Abra sempre espaço para mudanças, quando forem necessárias.

Não sabe como engajar os professores e colaboradores para ajudarem no planejamento? Confira algumas dicas!

Escolha uma boa bibliografia

Os livros serão a base do se projeto. Por isso, é essencial caprichar na escolha da bibliografia. Escolha livros para todas as faixas etárias, interesses e níveis de leitura. Pesquise com antecedência sobre os livros para ter certeza de que eles se encaixam nos objetivos da escola.

Além disso, busque livros que chamam a atenção dos alunos. Pode ser tentador escolher livros de atividades, apenas, mas lembre-se que o objetivo é incentivar a leitura.

Leia também: Literatura na Educação Infantil: quais os benefícios aos alunos?

Utilize atividades lúdicas

As atividades lúdicas não servem apenas para alunos das séries iniciais, apesar de serem fundamentais nessa idade. Elas são ferramentas importantes para motivar os alunos e colocar a leitura em um novo ângulo.

Algumas ideias de atividades lúdicas para o incentivo à leitura são:

  • Leitura dramatizada, seja com declamação ou com produções teatrais;
  • Utilização de quadrinhos, gibis e outros meios que envolvam a leitura e o visual ao mesmo tempo;
  • Criação de recontagens de histórias clássicas;
  • Leitura compartilhada, como grupos de discussões e debates.

Assista ao vídeo sobre aprendizagem cooperativa:

As atividades lúdicas também são um recurso importante para lidar com o estresse na Educação Infantil. Saiba mais!

Utilize a tecnologia

A tecnologia pode ser uma aliada ao incentivo à leitura. Mídias sociais, leitores digitais e audiolivros são algumas das ferramentas possíveis para usar no projeto e incentivar novos leitores a buscarem os livros de outras maneiras.

Algumas ideias para implementar a tecnologia no projeto de incentivo à leitura são:

  • Procure as redes sociais dos autores preferidos dos alunos e os incentivem a participar de lives, mandar mensagens e se conectar com outros leitores;
  • Incentive a leitura de livros digitais por meio de aplicativos como o Kindle;
  • Mostre as vantagens de ler livros digitais, como a possibilidade de criar destaques e enviar seus trechos preferidos para outras pessoas;
  • Faça uma hora da contação de histórias com a ajuda de audiolivros, que podem ajudar alunos com dificuldades de se concentrar na leitura.

Precisando de dicas para ajudar os alunos a se concentrarem? Venha conferir nosso post sobre o assunto!

Assista ao vídeo sobre tecnologias:

O incentivo à leitura é uma iniciativa importante e que deve ser bem organizada para atingir o máximo de alunos possíveis. Faça um planejamento cuidadoso e se dedique a buscar livros e atividades interessantes para todas as faixas etárias.

Na Faz Educação, você encontra dicas como essas para inovar e implementar novos projetos na sua escola. Venha conhecer nosso blog!

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

marca da faz educação & tecnologia

R. Doutor Orlando Feirabend Filho, 230, Sala 314, Torre B – São José dos Campos, SP
CEP: 12246-190 – Tel: (12) 3913-4771

Soluções Educacionais

Informações

Pular para o conteúdo