Inovação na Avaliação Educacional: Estratégias para Eficiência e Resultados

Professora segurando um tablet e olhando para alunos realizando atividades

É perceptível, na atualidade, uma intensa discussão em relação à avaliação e ao processo avaliativo voltado para a área educacional. Eles apresentam diversas vertentes, entre elas a análise do erro, o desempenho adquirido ou a adquirir e, principalmente, qual a melhor forma de avaliar e fazer intervenções para que ocorra o aprendizado significativo do estudante. Houve um avanço ou será preciso rever alguns aprendizados de maneira a garantir a aprendizagem efetiva e os avanços das competências e habilidades propostas para o período.

É importante frisar que a avaliação deve ser vista e assistida com mais assiduidade e, não menos importante, um olhar diferenciado, haja visto que no processo avaliativo é possível que o educador tenha um norte e adquira um ponto de partida para a construção do conhecimento junto ao estudante assim como o replanejamento de suas ações, com foco nos conhecimentos prévios e na formação do estudante como protagonista na sociedade.

Diante disso, o nosso programa de Avaliação Educacional aqui apresentado, possui como primordial desígnio, discorrer sobre a importância da avaliação no desenvolvimento do ensino-aprendizagem do estudante e implantar um sistema que possa abranger o processo de avaliação transformando o resultado quantitativo em resultado qualitativo, levando as redes a reflexão sobre os resultados da avaliação como forma diagnóstica, transformando os dados numéricos em estratégias eficazes.

Ele oferece, em todos seus componentes, um sistema avaliativo que possa viabilizar o atendimento aos munícipios com o intuito de projetar uma avaliação diagnóstica que compreenda mensurar, com alta qualidade, a proficiência de cada estudante de forma individual bem como a turma, priorizando o desenvolvimento da aprendizagem para o ano regente.

A avaliação é uma ferramenta que tem por objetivo verificar quais os conteúdos e habilidades que o aluno tem domínio e quais ele ainda necessita dominar, com o propósito de obter indicadores para orientar e subsidiar a tomada de decisão com relação aos conteúdos que serão trabalhados no replanejamento semestral.

É importante salientar que há a necessidade de realizar um trabalho mais personalizado para que seja possibilitado uma assistência de resgate nas lacunas evidenciadas a partir dos resultados obtidos assim como os avanços necessários para a eficiência do aprendizado do estudante.

Entender a avaliação como parte integrante do processo educacional permitindo um atendimento com qualidade e equidade nas unidades escolares dá um ensejo para que seja possível viabilizar a apropriação pelos professores e equipe gestora dos resultados das avaliações e, posteriormente, fornecer um plano de ação mais assertivo às turmas para que as habilidades propostas sejam revistas, identificadas, trabalhadas e sanadas dando andamento ao processo de ensino-aprendizagem do estudante.

O atendimento com o processo avaliativo acontece de maneira a termos equipe especializada na elaboração dos itens de maneira a contemplar as habilidades propostas na BNCC e de acordo com o currículo do município e resultados, a partir de um painel intuitivo com gráficos, proficiências de habilidades e planos de intervenção por níveis de proficiência em 4 níveis: aluno, turma, escola e rede.

As avaliações podem ocorrer de duas maneiras:

On-line no sistema de avaliação: Os estudantes realizam a avaliação de maneira intuitiva no sistema, onde o gestor consegue em tempo real acompanhar a realização de seu grupo de estudantes com resultados imediatamente ao término da avaliação.

Off-line com o sistema de avaliação: Os estudantes realizam a avaliação impressa, preenchem os cartões-respostas e temos o resultado em poucos dias no sistema de avaliação.

Quais são os benefícios?

  • Sistema intuitivo e relatórios online e com possibilidade de impressões;
  • Rapidez nas tomadas de decisão;
  • Avaliação integrada com resultados.

Quando um processo avaliativo é inserido no ambiente escolar ocorre a possibilidade da elaboração de um planejamento baseado em um alinhamento educacional voltado para as principais defasagens e avanços dos estudantes.

Assim, o intuito desse programa é de fomentar nas escolas uma contextualização de avaliação na qual os professores trabalhem atividades de intervenção, dividindo as suas turmas em alguns grupos e consiga o avanço significativo de cada estudante em seu nível de proficiência.

E quais são os resultados?

Personalização do Ensino: Permite ao professor adaptar seu ensino de acordo com as necessidades específicas de cada grupo de alunos, proporcionando atividades mais adequadas e desafiadoras para cada nível de habilidade.

Identificação de Necessidades: Ajuda a identificar as necessidades individuais de cada estudante, permitindo que o professor forneça suporte adicional onde necessário e ajude os estudantes a superar suas dificuldades.

Monitoramento do Progresso: Facilita o acompanhamento do progresso de cada estudante ao longo do tempo, ajudando o professor a avaliar a eficácia de suas estratégias de ensino e a ajustá-las conforme necessário.

Inclusão: Promove a inclusão ao reconhecer e valorizar a diversidade de habilidades na sala de aula, criando um ambiente onde todos os estudantes se sintam desafiados e apoiados em seu aprendizado.

Estímulo ao Desenvolvimento: Ao oferecer atividades diferenciadas para cada nível de proficiência, o professor pode estimular o desenvolvimento contínuo dos estudantes, incentivando-os a alcançar novos patamares de aprendizado.

Continue acessando o Blog da Faz Educação para encontrar mais conteúdos educacionais valiosos!

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Úrsula

Autora: Úrsula Fagundes Nogueira. Possui licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação, Gestão e Organização de Centros Educacionais. Atualmente é Coordenadora de Operações Pedagógicas Sênior no grupo Vitae Brasil.

3 comments on “Inovação na Avaliação Educacional: Estratégias para Eficiência e Resultados

  1. Tema importante, que está em evidência e bem pertinente na atualidade educacional do nosso País, principalmente ao alunos da rede pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn
marca da faz educação & tecnologia

R. Doutor Orlando Feirabend Filho, 230, Sala 314, Torre B – São José dos Campos, SP
CEP: 12246-190 – Tel: (12) 3913-4771

Soluções Educacionais

Informações

Pular para o conteúdo