Planejamento Estratégico na Gestão Escolar: entre relações e burocracias, há poesia!

Ah, o final do ano se aproxima, e com ele, tantas reflexões invadem a mente de um gestor, especialmente de um gestor escolar. Um misto de conquistas e desafios emerge: o que deu certo, o que não deu, os processos burocráticos, as relações com professores, colaboradores, alunos e famílias, enfim, toda a dinâmica da comunidade escolar.

Chegou o momento de colocar na balança o que se despede, o que permanece e o que se aproxima — ou seria o que se planeja? É o devir que já nos convoca!

Não é hora de se gabar por tomar café sem açúcar ou afiar o lápis como se fosse um bisturi (em busca de culpados, talvez?). Tampouco de traçar planos com uma escrita e uma oratória indecifráveis. Afinal, como Adélia Prado nos lembrou, essa é a imagem do poeta que amava a dificuldade¹.

Agora não é o momento de transpirar para impressionar, mas de inspirar para transformar!

Para iniciar esse processo, confira 3 dicas prática que te ajudarão a ter clareza e propósito no seu planejamento para o ano letivo de 2025.

1. Escute para entender – Faça um diagnóstico ouvindo as pessoas

Antes de qualquer planejamento, é essencial escutar a comunidade escolar. Pergunte o que deu certo no ano letivo de 2024 e o que pode ser melhorado para fortalecer relações no âmbito educacional e acadêmico. Essa escuta ativa promove uma gestão democrática, onde todos têm voz nas decisões.

Como destaca Lück (2017): “[…] o conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação responsável de todos nas decisões necessárias e à sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos.” Ao ouvir sua equipe, alunos e famílias, você não só compreende as necessidades reais da escola, mas também cria um ambiente de confiança e corresponsabilidade.

2. Organize os dados de forma estratégica – Planeje com intencionalidade

Após ouvir sua comunidade, transforme as informações coletadas em estratégias concretas. Utilize ferramentas como a análise SWOT para identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, separando fatores internos e externos. Com base nisso, elabore um plano estratégico utilizando métodos como 5W2H (o que fazer, por que, quem, onde, quando, como e quanto custará) e PDCA (planejar, executar, verificar e agir).

Como explica Bateman (2006), o planejamento estratégico envolve “um conjunto de procedimentos para tomada de decisões sobre os objetivos e estratégias de longo prazo”. Com metas claras, prazos definidos e as pessoas certas nos lugares certos, sua escola terá um direcionamento alinhado às necessidades da comunidade escolar.

3. Seja intencional – Foque na gestão escolar para potencializar a aprendizagem dos alunos

Para 2025, adote uma postura intencional e proativa em sua gestão. Pesquise tendências educacionais e ajuste as práticas pedagógicas de acordo com as metas da escola e as diretrizes da rede de ensino. Lembre-se: mesmo em um sistema educacional mais orientado pela rede, a gestão escolar é decisiva para alcançar resultados significativos no aprendizado dos alunos.

Como reforça Abrucio (2018): “No Brasil, o sistema educacional é mais rede-orientado do que escola-orientado. Mas, mesmo que o papel da rede seja maior, a gestão escolar é decisiva para o bom funcionamento da educação e para a obtenção de resultados positivos no aprendizado dos alunos.” Ao alinhar gestão e pedagogia, você contribui para transformar a realidade da escola, garantindo uma educação de excelência para todos.

A gestão escolar estratégica, como uma poesia, pode inspirar e despertar possibilidades. Assim como versos bem alinhados que dão forma ao imaginário, as estratégias, as metas, as pessoas envolvidas traduzem a inspiração em ações concretas, garantindo que os objetivos se realizem com propósito e impacto na comunidade escolar.

¹ – Poesia “A Formalística” de Adélia Prado.

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Referências:

ABRUCIO, Fernando Luiz. A singularidade da gestão educacional. GV Executivo, v. 17, 2018.

BATEMAN, Thomas S. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

PRADO, Adélia. Formalística. In: ____. Poesia reunida. 3. ed. São Paulo: Siciliano, 1991. p. 376.

Autora: Sâmia Assis Fernandes Carvalho é pedagoga especializada em Esporte Educacional, Educação Profissional, Gestão Escolar, Direito Educacional e possui MBA em Gestão de Negócios. Atua na área da educação há 16 anos, sendo 12 como Gestora Escolar. Atualmente, é Coordenadora de Operações Educacionais da solução em Formação de Educadores do grupo Vitae Brasil.

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