Saiba como criar um reforço escolar mais eficiente para os estudantes!
O reforço escolar é uma ferramenta de aprendizado importante em todas as etapas. Ele dá uma oportunidade para estudantes que não conseguiram aprender determinado conteúdo em sala de aula. Por isso, muitos alunos se beneficiam dele, e as escolas se esforçam para prever o uso desse recurso.
Porém, é comum que professores e alunos não vejam grandes resultados após o reforço escolar. Em alguns casos, os alunos acabam ficando em recuperação mesmo após o reforço. Como evitar isso? Confira algumas dicas a seguir.
Leia também: Reforço escolar: como identificar se o aluno necessita de ajuda personalizada!
Como o reforço escolar funciona?
Muitas pessoas confundem o reforço e a recuperação escolar. A recuperação acontece no final de cada bimestre ou trimestre, e é aplicada nos alunos que não têm a média necessária para a aprovação. Já o reforço é feito durante o ano letivo, para alunos com dificuldades em conteúdos específicos.
Ele também é diferente da recomposição escolar. A recomposição é direcionada aos alunos que ficaram atrasados no conteúdo durante a pandemia do COVID-19. Ou seja, a recomposição é uma ferramenta para momentos de crise, mais abrangente do que o reforço.
Geralmente, o reforço escolar é oferecido no contraturno. Ele é oferecido com atendimento individual. Assim, os professores podem entender as dificuldades individuais do aluno e dar a atenção devida.
Leia também: Saiba as diferenças entre recomposição, reforço e recuperação escolar!
Como fazer um reforço escolar mais eficiente?
O reforço escolar é um dever da escola. Afinal, ela se compromete em ajudar os alunos a aprenderem o que está no currículo. Quando os alunos não aprendem nas aulas regulares, a escola deve providenciar para que tenham mais oportunidades.
Porém, o reforço não pode ser só uma repetição do que foi dito em sala de aula. Ele precisa apresentar o conteúdo de uma forma diferente, para garantir que o aluno receba um novo estímulo. Confira, a seguir, algumas dicas para fazer um reforço escolar inovador e eficiente:
Entenda as necessidades específicas de cada aluno
Se o desempenho em sala de aula for regular, os alunos que precisam de reforço escolar serão minoria. Por isso, dedique-se a compreender individualmente as necessidades desses alunos. Entenda quais são suas dificuldades, o que impediu o aprendizado em sala de aula e de que forma eles aprendem com eficiência.
No momento do reforço, é muito importante estreitar os laços do relacionamento com o aluno. Converse com ele, com outros professores e com os pais para entender as origens desse desafio.
Leia também: Geração Alpha: 4 dicas para garantir a aprendizagem desses alunos!
Incentive a participação
Muitos alunos sentem vergonha de participar do reforço escolar. Em alguns casos, esse pensamento é incentivado pela própria equipe da escola, que associa o reforço com fracasso. Tente apresentar o reforço por outro viés, mostrando que essa é mais uma chance de aprender.
Busque, também, criar um ambiente mais acolhedor para os alunos que vão fazer o reforço. A atividade precisa se apresentar como um benefício, e não como uma punição.
Precisar de reforço escolar pode mexer com a saúde emocional do aluno. Saiba mais sobre o assunto e confira nossas dicas aqui!
Utilize as metodologias ativas
As metodologias ativas são voltadas para a construção do conhecimento tendo o aluno como protagonista. Os recursos utilizados são muitos, desde a aprendizagem baseada em projetos até jogos digitais e analógicos. A ideia é utilizar a criatividade e a experiência para produzir conhecimento.
Quer conhecer maneiras práticas de implementar as metodologias ativas? Confira nossas dicas!
Os alunos que estão em reforço escolar se beneficiam muito de novos métodos. Afinal, o método utilizado em sala de aula não funcionou com eles no conteúdo em questão. Explorar novos meios é o ideal, nesses casos.
Assista aos vídeos da série Metodologias Ativas na Prática:
Baixe grátis: Como revolucionar o ensino com as metodologias ativas!
Aproveite as vantagens da tecnologia
É bem provável que seus alunos já passem uma boa parte do tempo no celular ou no computador. Aproveite essa familiaridade e passe exercícios e atividades que envolvam a tecnologia para os alunos no reforço.
Confira algumas dicas de como fazer um bom projeto tecnológico para a sua escola neste post!
Isso estimula o aprendizado para além da sala de aula. Você pode enviar vídeos, quizzes e textos, além de indicar aplicativos, sites e outros recursos para ajudar a entender o conteúdo.
Assista ao vídeo sobre Tecnologias:
O reforço escolar é uma oportunidade a mais para os alunos aprenderem. Mas também é um espaço para explorar novos métodos, recursos e ferramentas.
Leia também: ChatGPT na Educação: 7 atividades para utilizá-lo em sala de aula!
Quer ler mais artigos como este? Acesse o blog da Faz Educação!