Saiba como orientar os alunos com relação à segurança na internet!
Podemos presumir, com uma pequena margem de erro, que todos os seus alunos têm acesso à internet. Talvez, o acesso não seja constante. Mas a maioria das crianças e dos adolescentes pode acessar a rede em algum momento do dia ou semana. Logo, todos estão expostos ao perigo da falta de segurança na internet.
A própria BNCC já prevê o ensino de Computação em sala de aula. Saiba mais sobre o assunto!
Muitas pessoas associam esse perigo ao roubo de dados, que é um problema real. Porém, quando se trata de menores de idade, pode ficar pior do que isso. Muitos predadores utilizam as informações que descobrem on-line para aliciar crianças e adolescentes. Os riscos que esse grupo corre são graves e devem ser tratados em sala de aula.
Como fazer isso? Confira as dicas a seguir!
Assista ao vídeo sobre Tecnologias:
Baixe grátis: As novas tecnologias para o novo normal na Educação Pública!
Eduque os professores sobre segurança na internet
A tecnologia ainda é vista por muitos como um problema na sala de aula. Porém, ela é uma ferramenta importante para ajudar no engajamento e na dinâmica na sala de aula. Por isso, os professores precisam entender sobre ela e utilizá-la de forma eficiente nas aulas.
A geração Alpha já nasceu ligada na internet, e usar a tecnologia é essencial para ela. Saiba mais!
Da mesma forma, eles precisam entender a segurança na internet. Ofereça capacitações para que eles conheçam os riscos e as boas práticas que podem ajudar os alunos. Assim, eles podem passar essas informações quando for mais pertinente.
Leia também: Inteligência Artificial na Educação Infantil: 3 orientações necessárias!
Eduque as famílias
Ainda que os professores falem sobre segurança na internet, é em casa que os alunos mais utilizam a tecnologia. Logo, é um dever da família monitorar esse uso. No entanto, nem todos os pais sabem quais são as boas práticas para manter seus filhos seguros em ambientes on-line.
É interessante a escola criar um material, ou mesmo oferecer uma palestra, de como manter a segurança on-line. Esse material pode ter duas partes, mostrando as medidas que os pais podem tomar e como ajudar as crianças a navegar esse mundo.
Para crianças pequenas, isso é ainda mais importante. Afinal, normalmente são os pais que postam as informações delas on-line. Postar uma foto da criança de uniforme escolar, por exemplo, acaba sendo uma forma de dizer onde a criança estuda. Essa informação pode ser usada de forma maliciosa por predadores.
Fortalecer a relação entre família e escola faz toda a diferença. Confira nosso post sobre o assunto!
Fale sobre os riscos da exposição on-line
Muitas das informações que golpistas e predadores conseguem sobre suas vítimas foram oferecidas, e não extraídas. Ou seja, a nossa exposição on-line é uma das nossas maiores brechas de segurança. Explique aos alunos, com exemplos, como a alta exposição pode acabar os prejudicando. Para os adolescentes, mostre como fotos e vídeos podem revelar mais do que eles pensam.
Aproveite para falar também do cyberbullying. Traga histórias que mostrem como a repercussão on-line prejudicou alguém além das telas dos celulares. Além disso, enfatize que tudo o que vai para a internet permanece na internet, mesmo depois de apagado. Afinal, todos podem capturar a tela, armazenas dados e usar essas informações no futuro.
Leia também: Como incentivar os alunos ao bom uso das redes sociais!
Dê orientações sobre pesquisas
A internet é uma fonte de pesquisa muito rica e quase ilimitada. Isso é, se você souber fazer essas pesquisas. Quando o aluno não sabe, ele arrisca encontrar muitas notícias falsas, estudos sem a comprovação necessária e informações prejudiciais.
Por isso, a escola deve dar uma orientação de como fazer pesquisas para os trabalhos escolares. Ensine como confiar em sites, qual é a diferença entre uma opinião e um fato, e como comprovar o que foi encontrado. Uma boa ideia é pedir que os alunos adicionem as fontes de informação em seus trabalhos.
Leia também: 7 motivos para redes de ensino investirem em tecnologia educacional!
Não se esqueça do básico
Existem muitos detalhes e informações sobre o uso da internet que podem parecer básicos para quem já usa ela há muito tempo. Porém, para quem acaba de começar, são questões que precisam ser explicadas.
Na escola, os alunos podem aprender sobre o uso de um antivírus e sobre como criar uma boa senha, por exemplo. São procedimentos básicos, mas que fazem muita diferença.
Assista ao vídeo e conheça um site gratuito para usar nas suas aulas:
Leia também: 4 mitos sobre o uso de tecnologia na educação!
A Faz Educação sempre preza pelo uso seguro da tecnologia nas escolas. Saiba mais em nosso site!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!