Futuro menu Acessibilidade

Soluções Educacionais

Alunos

Tecnologias Educacionais

Aprendizagem conectada

Cenário

As novas tecnologias transformaram nosso estilo de vida e, por isso, o uso dos recursos digitais aliados à aprendizagem é uma realidade presente nas escolas. Ao garantirmos que a tecnologia seja aliada ao trabalho pedagógico, tornamos o aprendizado mais dinâmico, significativo e conectado aos interesses e às necessidades dos alunos do século XXI. 

Solução

O programa APRENDIZAGEM CONECTADA promove a interlocução da tecnologia com a aprendizagem, fortalecendo o trabalho de educadores e gestores, proporcionando o desenvolvimento das habilidades de comunicação, socialização, criatividade, colaboração e pensamento computacional, o que, além de melhorar o desempenho escolar, reduz o absenteísmo e aumenta significativamente o grau de interesse do aluno pela aprendizagem.

aluno segurando tablet

Resultados
•Desenvolvimento das habilidades do século XXI.
• Aumento dos indicadores educacionais.
• Utilização das TICs no contexto escolar.
• Melhora nos resultados da aprendizagem dos alunos.
• Personalização e engajamento das aulas.
• Apropriação da tecnologia, dentro e fora da sala de aula.

Espaço Maker

Cenário

O mundo está em constante transformação e, nos últimos anos, as mudanças têm sido muito mais rápidas, fazendo com que a escola também precise se adaptar e evoluir. A aprendizagem com foco nas experiências tem sido amplamente difundida em âmbito nacional e internacional, por propiciar conhecimento significativo e contextualizado com a vida prática dos alunos. Os educadores percebem que a didática tradicional deve ceder espaço para que os alunos possam, com o auxílio dos professores, construir o seu próprio conhecimento, desenvolvendo raciocínio lógico, capacidade analítica e criatividade, habilidades essenciais para a formação do indivíduo e que farão a diferença no futuro.

Solução

A solução ESPAÇO MAKER incentiva a cultura da aprendizagem “mão na massa”, valorizando a criação e o pensamento crítico, além da interação e troca de conhecimento. Por meio de uma metodologia baseada na experimentação, os espaços de aprendizagem são preparados para oferecer ferramentas que possam instigar e incentivar os alunos a fazerem descobertas enquanto colocam a mão na massa, para aprenderem de maneira prática e lúdica, de modo a construírem o conhecimento por meio de um pensamento sistêmico, focado em processos e resultados. A metodologia não está relacionada apenas a atividades ligadas à programação e robótica, estendendo-se a diversas outras áreas.

aluno com mão levantada

Resultados
• O ambiente escolar é visto como um espaço de criação, invenção e compartilhamento.
• A tecnologia é utilizada a favor do aprendizado efetivo.
• Os alunos trabalham em projetos reais do seu cotidiano, buscando resolver problemas do contexto no qual estão inseridos, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis.
• Experiências multidisciplinares.
• Desenvolvimento da autonomia e do protagonismo.

Enriquecimento Curricular

Língua Portuguesa Descomplicada

Cenário

A língua portuguesa é um dos principais componentes curriculares que compõem a BNCC e está contemplada no Sistema de Avaliação da Educação Básica no Brasil (SAEB) e no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). É também um idioma complexo quanto à sua estrutura gramatical e, portanto, é comum nos depararmos com uma certa dificuldade dos alunos em dominar sua estrutura. A diversidade cultural do nosso país e sua dimensão continental também impulsiona a diversidade no idioma. Além disso, saber se expressar e apontar opiniões e ideias é cada vez mais importante no desenvolvimento global do aluno. 

Solução

A proposta do programa LÍNGUA PORTUGUESA DESCOMPLICADA é levar o aluno à proficiência do idioma utilizando recursos diversos que o farão raciocinar e ir além da simples compreensão, chegando a um completo entendimento das diversas possibilidades que estão codificadas. Com o auxílio de ferramentas pedagógicas e tecnológicas, as complexas estruturas da nossa língua são desmistificadas e colocadas em prática de forma lúdica, simples e direta.

alunos se olhando sorridentes

Resultados
•Desenvolvimento das habilidades do século XXI.
• Aumento dos indicadores educacionais.
• Utilização das TICs no contexto escolar.
• Melhora nos resultados da aprendizagem dos alunos.
• Personalização e engajamento das aulas.
• Apropriação da tecnologia, dentro e fora da sala de aula.

Matemática Descomplicada

Cenário

É fato que a Matemática desempenha papel decisivo no cotidiano, sendo uma aprendizagem essencial para a construção do conhecimento nas mais diversas áreas, interferindo assim na estruturação do pensamento e no processo do raciocínio dedutivo. Porém, pesquisas atuais mostram o insucesso do ensino e aprendizagem da Matemática, fazendo com que seja evidente o mau desempenho dos estudantes brasileiros nas diferentes avaliações realizadas em âmbito nacional e internacional.

Solução

O programa MATEMÁTICA DESCOMPLICADA propõe estratégias diferenciadas que priorizam a utilização de recursos interativos e lúdicos para desenvolver o raciocínio lógico matemático, auxiliando no aprimoramento de diversas habilidades, como argumentação, tomada de decisão e levantamento de hipóteses e suposições, estabelecendo, dessa forma, relações entre a atividade proposta, os conceitos matemáticos e suas aplicações.

Sala de aula com professora ao fundo e alunos com braços levantados

Resultados
• Melhoria consistente no desempenho dos alunos.
• Contribuição para alavancar resultados em avaliações de larga escala, nos âmbitos nacional e internacional (SAEB, Programa Internacional de Avaliação do Estudante).
• Aplicabilidade de uma metodologia lúdica e sistematizada na prática pedagógica.
• Educadores mais preparados e qualificados para o desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas.

Línguas Estrangeiras

Cenário

Inúmeros são os fatores relevantes no que diz respeito à importância de se aprender uma segunda língua. Porém, o ensino de idiomas nas escolas regulares geralmente é baseado em um material didático que privilegia a gramática e, consequentemente, tem como foco a escrita. Dessa forma, por não vivenciarem situações práticas e que promovam interação, os alunos têm dificuldade em assimilar os conceitos aprendidos, fazendo com que, em pouco tempo o conteúdo seja esquecido.

Solução

A abordagem pedagógica do programa LÍNGUAS ESTRANGEIRAS oferece ensino personalizado com material próprio e técnicas de ensino exclusivas que levam o aluno a aprender respeitando o seu ritmo de assimilação das informações. As aulas são pautadas na metodologia de projetos e na utilização de recursos digitais que promovem a aquisição do idioma por meio de quatro habilidades fundamentais: escuta, fala, leitura e escrita.

professora auxiliando aluna

Resultados
• Desenvolvimento de técnicas para tornar o aluno independente.
• Elaboração de projetos utilizando as habilidades de comunicação desenvolvidas nas aulas.
• Aquisição de habilidades comunicativas, importantes para o exercício da cidadania.
• Utilização de estratégias de ensino para que o aluno trabalhe cooperativamente.
• Aprendizado dos conteúdos acadêmicos por meio de estruturas colaborativas.
• Uso de atividades lúdicas e jogos interativos que despertam mais interesse nos alunos.

Reforço da Aprendizagem

Cenário

O desequilíbrio no nível de conhecimento dos nossos alunos gera uma diferença que os separa em alto e baixo desempenho, não somente no boletim escolar, mas também na obtenção de oportunidades, no convívio escolar e até mesmo no âmbito pessoal, criando um legado de baixo desempenho e dificuldade em prosseguir na vida acadêmica, o que culmina em abandono escolar ou pessoas com baixíssimo desempenho ao longo da vida.

Solução

O REFORÇO DA APRENDIZAGEM visa diminuir a distância entre os alunos de alto e de baixo desempenho por meio de recursos educativos que desafiam o estudante a vencer suas limitações. O programa conta com recursos materiais e digitais que apoiam a diversidade de dificuldades que podemos encontrar em nossos alunos.

Aluno organizando objetos

Resultados

• Avaliação contínua e acompanhamento dos resultados.
• Melhoria no desempenho acadêmico dos alunos.
• Diminuição da diferença entre alunos de alto e de baixo desempenho.
• Redução do desperdício em virtude da diminuição da repetência.
• Redução da evasão escolar.
• Aumento do interesse e motivação dos alunos. 

Informações

Pular para o conteúdo