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Família

Educação Integral

Jornada Complementar

Cenário

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996, a jornada complementar é uma obrigação legal das escolas públicas brasileiras. No entanto, sua implementação tem sido desigual em todo o país, com algumas redes de ensino oferecendo uma ampla variedade de atividades, enquanto outras têm dificuldades para atender às demandas dos alunos. Diante de um contexto de desigualdades, seja ela social ou educacional, torna-se cada vez mais necessário que a escola seja um local de transformação social, proporcionando o desenvolvimento plural dos alunos, indo além dos componentes curriculares, e ampliando a jornada escolar como um avanço significativo para aumentar democraticamente as oportunidades de aprendizagem e o acesso à cultura, ao esporte, à tecnologia e à arte.

Solução

A JORNADA COMPLEMENTAR surge como uma estratégia para ampliar o tempo de permanência dos alunos nas escolas, reduzir a evasão escolar e melhorar a qualidade do ensino. Ela é parte integrante da política de educação integral, que busca garantir o acesso dos estudantes a uma formação completa e diversificada.

Alunos jovens em alongamento

Resultados

• Acesso a atividades esportivas, culturais, artísticas e tecnológicas; 
• Inserção dos estudantes em novas linguagens, como a ampliação do ensino de idiomas e da cultura digital. 
• Ampliação das habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação efetiva, pertencimento ao grupo, relacionamento interpessoal e respeito às diferenças;
• Desenvolvimento de hábitos saudáveis por meio da prática esportiva; 
• Atividades desenvolvidas por projetos, o que facilita a resolução de problemas e o desenvolvimento da criatividade;
• Maior tempo de exposição às atividades educacionais e ao ambiente escolar, diminuindo a exposição a situações de vulnerabilidade.

Apoio à Família

Pró-Família

Cenário

Nos dias atuais, as famílias se encontram em constante processo de transição. Portanto, devido às diversas novas configurações familiares e à dinâmica do dia a dia, dificilmente os pais ou responsáveis conseguem acompanhar ativamente a vida escolar dos filhos. Os alunos, por sua vez, têm na família e na escola sua referência existencial, fazendo com que, quanto mais fundamentada for a parceria entre elas, melhor seja o desenvolvimento do indivíduo como aluno e cidadão.

Solução

O PROGRAMA PRÓ-FAMÍLIA favorece estratégias de integração entre a família e a escola com o objetivo de estabelecer parcerias de colaboração que promovam novas redes de sociabilidade e canais de mediação, enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem de cada aluno. Esse estudante é considerado ativo tanto no contexto escolar quanto na convivência com a comunidade, definida como um espaço heterogêneo onde todos aprendem a partilhar saberes e recursos.

Família feliz com casal e 2 filhos

Resultados

• Parceria da escola com a comunidade; 
• Melhoria do desempenho escolar; 
• Aumento do IDEB; 
• Redução da evasão e do absenteísmo;
• Mídia positiva no que diz respeito à educação e cidadania;
• Aumento de oportunidades educacionais. 

Informações

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