Futuro menu Acessibilidade

Dinâmicas para conhecer os seus alunos em 2023

Confira algumas dicas de dinâmicas que vão ajudá-lo a conhecer melhor os seus alunos!

As dinâmicas fazem parte da volta às aulas em todas as etapas da educação. Elas são uma oportunidade de quebrar o gelo e levar os alunos a interagirem já no primeiro dia de aula. Além disso, são uma forma leve de começar o ano letivo.

Porém, as dinâmicas também trazem outra grande vantagem: elas ajudam os professores a conhecerem os alunos melhor. Seja porque os alunos são novos, porque os professores são recém-chegados ou porque houve um tempo de afastamento, esse reconhecimento é fundamental.

A partir dessas dinâmicas, é possível saber de dificuldades e desafios que os alunos encontram dentro e fora de sala de aula. Também é possível reconhecer seus pontos fortes e o que os deixa motivados.

Sintomas de estresse infantil podem ficar mais evidentes nessas atividades. Saiba mais.

Quer saber mais sobre dinâmicas que podem ajudá-lo a conhecer seus alunos? Leia mais a seguir:

Dinâmicas simples de executar para conhecer seus alunos em 2023

As dinâmicas abaixo podem ser aplicadas em todas as etapas da educação, mudando apenas a narrativa para se adaptar à faixa etária dos alunos. Elas também são simples de executar.

Mais do que isso, elas ajudam os professores a conhecer melhor os alunos, ao mesmo tempo em que promovem a interação entre os estudantes.

Confira nossas dicas e experimente com seus alunos:

Detetives em ação

Essa é uma dinâmica clássica que sempre faz sucesso nos primeiros dias de aula. Ela é muito simples: comece dividindo os alunos em duplas. Essas duplas serão detetives que devem investigar uns aos outros e descobrir informações variadas.

Depois, eles devem fazer uma ficha sobre o colega que investigaram, escrevendo tudo o que descobriram. Essa etapa pode ser pulada se os alunos ainda não forem alfabetizados. Mas, se forem, o professor pode estimular a interação dando sugestões de perguntas a fazer.

Por fim, os alunos devem apresentar as informações dos colegas para toda a turma. Nessa dinâmica, o professor também pode participar, fazendo par com um dos alunos.

Saiba como conduzir uma roda de conversas na educação infantil e torne as dinâmicas mais interessantes!

Quem é?

Essa é outra dinâmica simples, mas que pode ajudar os professores a entenderem melhor os alunos já nos primeiros dias de aula. Comece escrevendo características em um pedaço de papel. Por exemplo, “gosta de ler”, “sabe dançar”, “é tímido”, “gosta de matemática”, etc. Então, recorte as características e distribua uma para cada aluno.

Depois, peça para um aluno ler a sua e indicar o colega que ele acha que se encaixa naquela característica. O colega pode confirmar ou negar e, então, ler o próprio papel e fazer o mesmo. Lembre-se de anotar características mais gerais, que não vão constranger ou isolar os alunos.

Essa dinâmica é interessante em salas de aula em que o professor é novo, mas os alunos se conhecem. Porém, também é ótima em situações em que todos estão se conhecendo.

As dinâmicas promovem a interação e se tornam parte da educação criativa. Saiba mais sobre o tema!

Bingo de qualidades

Dinâmicas em sala de aula sempre têm como objetivo ajudar os alunos a se conhecerem, além de apresentar os alunos ao professor. Essa atividade estimula muito a interação entre todos os alunos.

O professor deve criar cartelas de bingo com características que os alunos podem ter. Por exemplo, “tem um cachorro”, “ama os animais”, “gosta de chocolate”, “é vegetariano”, “tem irmãos”, “joga futebol”, etc. Então, ele distribui uma cartela para cada aluno e eles devem buscar essas informações pela sala de aula.

Os alunos perguntam para os colegas uma informação da cartela. Se ela for verdade para esse colega, o aluno escreve o nome do colega em cima da informação. A ideia é preencher a cartela inteira com colegas diferentes para cada informação. O primeiro a fechar a cartela ganha o jogo.

Essas dinâmicas simples podem ser personalizadas para as necessidades de cada grupo. O importante é manter a interação e a conversa entre os alunos, possibilitando que o professor saiba mais sobre cada um. Não se esqueça de, no fim da dinâmica, se apresentar e mostrar aos alunos que está sempre aberto para conversar.

Venha saber mais sobre a volta às aulas no blog da Faz Educação!

Assista também sobre Como Revolucionar o Ensino com as Metodologias Ativas:

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo