Futuro menu Acessibilidade

3 passos para melhorar a frequência escolar na sua instituição

Confira nossas dicas para aumentar a frequência escolar e lidar com o absenteísmo crônico na sua escola!

Nos últimos anos, as escolas têm enfrentados problemas mais recorrentes com a frequência escolar. Depois de dois anos no ensino remoto, a readaptação em sala de aula não está sendo fácil para todos os alunos.

Promover um ambiente cooperativo neste período faz muita diferença.

Manter um controle sobre as frequências é fundamental para dar continuidade ao plano de ensino. Ainda que seja normal falta às aulas em alguns casos, como quando o aluno adoece, é importante ficar de olho para que isso não se torne comum.

Leia também: Relatório individual de aluno: confira o passo a passo!

Afinal, ao perder as aulas, o aluno acaba não conseguindo acompanhar a matéria. Isso pode levar a um baixo desempenho que, consequentemente, pode resultar na evasão escolar.

Quer saber mais sobre como melhorar a frequência escolar e, assim, evitar a evasão? Continue sua leitura!

Leia também: Evasão Escolar em 2022: principais motivos e como combater!

Quais são as causas comuns da baixa frequência escolar?

Muitos motivos rotineiros levam os alunos a faltar aula. Por exemplo, ficar doente, ter alguma responsabilidade com a família ou passar por um imprevisto. Porém, quando a ausência é crônica, é preciso ficar de olho.

Esses são os casos em que o aluno falta 10% ou mais dos dias letivos. Recentemente, a pandemia e a readaptação a sala de aula são alguns motivos comuns para isso. Mas existem outros.

Leia também: Adaptação escolar: dicas para ajudar seus filhos nesta etapa!

Desinteresse

Em muitas comunidades escolares, o desinteresse pelas aulas pode causar o absenteísmo crônico. Isso pode até mesmo causar a evasão, se o aluno acreditar que não vale a pena ir às aulas. Esse é um caso comum quando o aluno também trabalha além do período letivo.

Saiba mais: Como ter ideias infinitas para aulas criativas?

Bullying

Lidar com o bullying é uma tarefa de toda a comunidade escolar. Querendo evitar as agressões, os alunos que sofrem bullying podem tentar evitar a escola como um todo. Assim, passam a faltar com frequência.

Saiba mais: Passos indispensáveis para evitar e combater o bullying na sua escola!

Dificuldades para aprender

Muitos alunos com dificuldades para aprender acabam faltando com mais frequência. Sabendo que vão passar por problemas em sala de aula, preferem tentar estudar sozinhos do que com professores.

Saber o que leva à baixa frequência escolar é o primeiro passo para lidar com esse problema. Porém, sua escola pode atuar em outras frentes ao mesmo tempo.

Saiba mais: O que é dificuldade de aprendizagem e como lidar?

Como melhorar a frequência escolar?

Ao saber o que está motivando a baixa frequência escolar, você pode cuidar de cada caso particular. Afinal, cada aluno traz particularidades que precisam ser resolvidas em conjunto com a comunidade escolar.

No entanto, existem algumas ações que podem ajudar com a frequência como um todo. Confira nossas dicas abaixo.

Assista ao vídeo e confira 3 técnicas de gerenciamento de alunos:

Baixe grátis: Planejamento do ano letivo: como preparar a sua rede!

Torne a escola um espaço de acolhimento

Para muitos pais e alunos, a escola é um lugar onde crianças e adolescentes vão para estudar, e pronto. Porém, os alunos passam boa parte dos seus dias na escola.

Por isso, ela precisa ser um espaço de acolhimento. Os alunos devem se sentir respeitados, ouvidos e cuidados no ambiente escolar.

Leia também: Acolhimento: a ferramenta da BNCC na Educação Especial!

Crie um clima acolhedor desde as primeiras etapas. Na infância, isso aproxima os alunos da escola e dos professores. Na adolescência, essa é a chave para que eles não se sintam excluídos.

Quer saber como criar um ambiente escolar mais saudável e acolhedor para todos? Confira nossas dicas!

Conheça os alunos

Quais são os sonhos dos seus alunos? O que eles planejam para o futuro? O que gostam de fazer depois da aula? Como eles se relacionam com a família?

Saber respostas para essas perguntas não apenas aproxima a escola dos alunos. Isso também ajuda a entender os problemas que podem diminuir a frequência escolar.

Assista ao vídeo sobre a relação da escola com o aluno:

Saiba mais: Alfabetização emocional: como trabalhar com seus alunos!

Converse com os responsáveis

Os responsáveis devem compreender e tentar resolver problemas de frequência escolar junto à escola. Por isso, sempre tente entrar em contato para descobrir o que está acontecendo.

A escola deve se disponibilizar para encontrar uma solução junto aos responsáveis. Assim, os alunos sabem que sua rede de apoio se estende para além de casa.

Estar envolvido na educação é uma forma de investir no futuro das crianças.

Melhorar a frequência escolar pode ser um desafio. Mas é um desafio que toda a comunidade enfrenta junta. Pais, professores e funcionários devem trabalhar para encontrar soluções que tragam os alunos para a sala de aula.

Baixe grátis: Como melhorar a relação entre família e escola!

O Blog da Faz Educação traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar. Acompanhe!

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo