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Gestão Escolar: 3 ações fundamentais para melhorar a relação com os alunos

Descubra quais são as melhores atitudes para zelar por uma boa comunicação entre discentes e gestão escolar.

Seja enquanto um ambiente educacional, seja enquanto um ambiente de prestação de serviços educacionais, a escola tem em sua gestão escolar uma figura de extrema importância para que haja a organização necessária para que, então, tenhamos como consequência um processo de formação amplo, organizado, rico e, sobretudo, de sucesso.

No entanto, o que podemos fazer e como devemos agir quando a comunicação entre a gestão escolar e os nosso corpo discente não é a melhor ou mesmo aquela esperada e desejada?

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A resposta para isso não poderia ser mais complexa, pois, de um lado, temos o nosso foco total, que é a formação ampla e irrestrita do nosso educando e, de outro, temos aquelas pessoas que zelam por um espaço educacional que seja rico e que reúna em si tudo o que é necessário e importante para que a formação humana e cidadã seja possível em seu formato mais amplo.

Diante desse cenário e do grau de importância dessa comunicação, o que podemos fazer para que nossos alunos possam ser sempre ouvidos pela gestão escolar? Como zelar por esse canal de comunicação entre discentes e gestão escolar? Como fazer com que os alunos se interessem por buscar a equipe de gestão para levar sugestões, dúvidas, críticas, elogios e reclamações?

Assista ao vídeo sobre a importância do bom relacionamento com os alunos:

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1 – Crie canais de comunicação entre a equipe de gestão escolar e seus alunos

O ponto de partida para que haja a proximidade desejável entre a gestão escolar e seus alunos é o de criar canais de comunicação para que haja, de fato, espaço para que o nosso aluno possa ser ouvido e acolhido.

Para isso é possível criar espaços de escuta ativa, como e-mail, um telefone exclusivo e, sobretudo, horários disponíveis na agenda para que seja possível sentar e conversar presencialmente com quem acabe por buscar a conversa com o gestor ou a gestora.

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É importante que a direção se faça sempre presente na vida dos alunos, que seja uma figura acessível e vista, que esteja disponível em alguns momentos do dia, nas atividades que a escola propor, no momento da prática esportiva ou no momento das atividades que são extracurriculares.

Quando a direção assim se coloca, ela também acaba por se colocar como disponível para os nossos alunos e, dessa forma, também faz com que a comunidade escolar note que é possível sim conversar, expor ideias, falar a respeito dos problemas da sala de aula e, a partir disso, ser ouvido.

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2 – Fortaleça a representação estudantil em sua escola

A escola é também um espaço fundamental para que nossos alunos aprendam a se organizar de forma política.

Por conta disso, é importante estimulá-los para essa organização, de forma que eles possam criar suas próprias agremiações estudantis e buscar, por meio da representação discente, uma forma de fazer com que as suas ideias e sugestões possam ser articuladas junto à escola.

Isso começa, no entanto, quando os alunos se organizam para a eleição dos seus representantes de classe, que devem ter, por excelência, a atribuição de levar para a coordenação pedagógica e para a gestão escolar quais são as demandas dos seus colegas e vice-versa.

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3 – Aprenda a resolver conflitos

Uma das habilidades mais importantes de um gestor escolar está ligada, sempre, à resolução de conflitos.

Os conflitos são sempre inerentes às relações humanas e a escola não haveria de ser um ambiente livre de conflitos, até porque eles ocorrem entre alunos, entre professores, entre alunos e professores, entre professores e equipe pedagógica, entre alunos e gestão... enfim, são muitas as formas e arranjos possíveis para que tenhamos, enquanto resultado, complicações.

Para lidar com elas, no entanto, a receita nem sempre é tão complexa: basta ouvir e, a partir da escuta ativa, buscar por uma solução de forma conjunta, ou mesmo fazer com que todos cedam, demonstrar quais são os benefícios diretos do acordo ou, ainda, motivar as partes para a colaboração, desde que o resultado seja aquele que mais trará benefícios para a escola como um todo.

Assista ao vídeo sobre os reflexos do bullying:

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