Futuro menu Acessibilidade

Matemática na Educação Infantil: como a tecnologia pode ajudar?

Saiba como utilizar a tecnologia para ensinar Matemática na Educação Infantil de forma lúdica e divertida.

A aula de Matemática na Educação Infantil tem um grande histórico de não aceitar ferramentas de auxílio. A calculadora é proibida em sala de aula desde os primeiros anos, e os alunos precisam aprender a fazer mesmo as contas mais difíceis sem ela até o último ano de escola.

Nesse cenário, falar de utilizar tecnologia nas aulas de Matemática na Educação Infantil parece impossível. Porém, a tecnologia não torna os alunos preguiçosos nem os faz pensar menos sobre a matéria. Muito pelo contrário.

Dizer que a tecnologia deixa os alunos mais preguiçosos é um mito. Saiba mais sobre os mitos da tecnologia na educação!

Incorporar a tecnologia em sala de aula, desde as séries iniciais, garante que os alunos estejam sendo preparados para o futuro – e também para o presente. Afinal, nossas atividades diárias, desde o trabalho até a comunicação com os amigos, dependem da internet.

Na Matemática, aplicar a tecnologia como ferramenta de estudo é uma forma de aproximar a disciplina do dia a dia dos alunos. Além disso, a tecnologia permite a gamificação do conhecimento, tornando o ensino mais lúdico.

Para muitos, a Matemática pode ser um bicho de sete cabeças. Que tal usar a tecnologia para desfazer essa impressão? Confira algumas dicas a seguir.

Assista ao vídeo sobre tecnologia aliada à metodologia:

Leia também: 7 motivos para redes de ensino investirem em tecnologia educacional!

Utilize vídeos e música para ensinar Matemática na Educação Infantil

Vídeos e músicas são ferramentas lúdicas, que chamam a atenção dos alunos e auxiliam bastante no ensino de Matemática na Educação Infantil.

Nos anos iniciais, músicas e vídeos que ensinam os números, as operações básicas e a tabuada são maneiras de descontrair e ajudar os alunos a aprenderem conceitos básicos.

Leia também: Música na Educação Infantil: 5 brincadeiras para fazer com seus alunos!

Procure jogos digitais

Sites a aplicativos trazem muitos jogos educativos interessantes que podem ajudar os professores da Educação Infantil com diferentes matérias. Na Matemática, eles são grandes recursos para incentivar o estudo de forma divertida e sem a pressão que, normalmente, associamos à Matemática.

O GeoGebra, por exemplo, traz princípios básicos da álgebra e da geometria de uma maneira mais lúdica. Já aplicativos de sudoku podem ajudar nas operações simples, além de estimular o raciocínio lógico.

Assista ao vídeo sobre gamificação:

Leia também: iPad na Educação Infantil: 5 aplicativos para transformar o ensino na sua rede!

Busque ensinar aplicações reais da Matemática

No dia a dia, a tecnologia e a Matemática andam de mãos dadas. Por exemplo, a Matemática é a base do funcionamento de muitos programas que fazem nossos celulares, televisões, computadores e mesmo geladeiras funcionarem. Por que, nas aulas de Matemática, ela parece tão abstrata para os alunos?

É preciso mostrar para eles onde a Matemática está na vida real, e a tecnologia pode ajudar muito nisso. Uma boa atividade é promover uma pesquisa utilizando ferramentas de preenchimentos de formulário, como o Google Forms. A turma pode escolher um tema e enviar os formulários para suas famílias. Depois, analisar os resultados juntos.

Como é uma atividade para a Educação Infantil, é importante dizer que essas análises não serão muito profundas. A ideia é que as crianças se familiarizem com termos da Matemática e entendam como eles se aplicam no dia a dia.

Baixe grátis: Gamificação no processo pedagógico!

Procure ferramentas de construção de gráficos

Gráficos são uma maneira simples e divertida de mostrar como a Matemática pode ser usada no dia a dia. Saber ler gráficos é uma habilidade importante na vida adulta, seja para ler pesquisas acadêmicas ou para entender a valorização de uma moeda quando o jornal anuncia a queda do dólar.

Na Educação Infantil, você pode procurar sites, aplicativos e programas para construir gráficos inserindo informações simples. Utilize temas que tenham a ver com o dia a dia dos alunos – por exemplo, quais deles têm animais de estimação e, entre esses, quais têm gatos.

Leia também: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!

Esse tipo de atividade desmistifica a Matemática na Educação Infantil e mostra para os alunos que nunca é cedo demais para começar a entende-la.

Matemática é uma das disciplinas mais temidas por alunos de todas as idades. Envolver a tecnologia na sala de aula, desde a calculadora até os celulares, é uma forma de aproximá-la dos alunos e torná-la mais simples e casual.

Assista ao vídeo sobre como estimular o aprendizado de matemática na escola:

A Faz Educação apoia o uso da tecnologia em sala de aula em todas as etapas. Venha saber mais!

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo