Conheça as principais soluções educacionais que vão otimizar o ensino-aprendizagem na sua escola!
O uso de tecnologia em sala de aula não é uma tendência atual, apenas. Pelo contrário: soluções educacionais tecnológicas têm se desenvolvido gradualmente desde os anos 2000.
Porém, com a pandemia, houve uma aceleração e popularização dessas soluções. Logo, muitas escolas que não aplicavam a tecnologia em sala de aula passaram a entender sua importância.
No entanto, nem todas as soluções educacionais são essenciais em toda instituição de ensino. Além disso, elas exigem algum investimento, e podem se tornar desperdício caso sua escola adote uma solução e não a utilize.
Reconhecer os tipos de soluções e compreender as tendências é muito importante para escolher o melhor para a sua escola.
Por isso, a seguir, vamos falar dos benefícios das soluções educacionais e dos principais tipos que vão otimizar o ensino na sua escola.
Leia também: 5 tendências na Educação para 2023 que você precisa conhecer!
Por que utilizar soluções educacionais?
As soluções educacionais são um grande suporte para todo o processo de ensino-aprendizagem. Por meio delas, a escola encontra maneiras de otimizar tempo e recursos, além de melhor apoiar toda a comunidade.
Leia também: BNCC da Computação: Tudo o que você precisa saber!
Otimização da administração
As soluções educacionais não funcionam apenas em sala de aula. Elas também apoiam os professores e funcionários em avaliações de desempenho, planejamento anual e mesmo na comunicação com as famílias.
Uma boa gestão escolar afeta toda a comunidade, principalmente os alunos.
Leia também: Gestão escolar: 6 temas essenciais para um ano letivo de sucesso.
Apoio aos professores
Soluções tecnológicas podem ajudar os professores a personalizar o ensino e a criar bons planos de aulas. Elas ainda garantem lições mais dinâmicas e envolventes. Além disso, facilitam a identificação de dificuldades individuais.
Assista ao vídeo sobre formação continuada e BNCC:
Leia também: Formação continuada de professores: como se manter atualizado na Educação Infantil.
Incentivo ao protagonismo do aluno
Por fim, as soluções educacionais permitem que os alunos sejam mais ativos no ensino-aprendizagem. Seja em sala de aula ou fora dela, elas estimulam os alunos a fazerem mais atividades e se envolverem mais nesse processo. Assim, todos podem construir o próprio conhecimento.
Como podemos ver, as soluções educacionais são importantes em toda a comunidade escolar. Mas como escolher a melhor para a sua escola?
Leia também: ChatGPT na Educação: 7 atividades para utilizá-lo em sala de aula.
Quais são os principais tipos de soluções educacionais?
O passo mais importante para determinar as soluções educacionais para sua escola é conhecer os tipos de soluções disponíveis. Assim, você pode examinar as necessidades e prioridades da escola para tomar uma decisão estratégica.
Leia também: 7 motivos para redes de ensino investirem em tecnologia educacional.
Sistema de ensino tradicional
Esse tipo de solução educacional é amplo e abrangente. Muitas soluções se encaixam nele e são bem diferentes entre si. Isso porque a ideia geral é que esses sistemas apoiam o ensino tradicional de diversas maneiras.
Algumas funções comuns são a otimização da administração escolar e a disponibilidade de materiais para serem usados em sala de aula. Porém, algumas soluções são mais completas do que outras.
Uma função possível desse tipo de solução é facilitar a comunicação entre a escola e as famílias.
Programa de inteligência emocional
A intenção dessas soluções educacionais é ajudar os estudantes a trabalharem a própria Inteligência emocional. Isso pode ajudar nas relações interpessoais, melhorar a disciplina e mesmo otimizar o desempenho do aprendizado nas escolas.
Soluções que trabalham a inteligência emocional também podem promover a inclusão e combater o bullying nas escolas.
Leia também: Saúde emocional dos alunos: 9 práticas para sua escola adotar em 2023.
Gamificação
Esse tipo de solução é focado em transformar o aprendizado em algo mais divertido. Basicamente, ele transforma as aulas e lições em jogos, trabalhando com metas, recompensas e mesmo competições. Os alunos se envolvem mais com o que aprendem porque as aulas ficam mais dinâmicas.
A gamificação é uma estratégia interessante para fazer os alunos interagirem mais em sala de aula. Conheça outras estratégias que promovem um bom desempenho!
Assista ao vídeo sobre gamificação:
Baixe grátis: Guia da Gamificação no processo pedagógico!
Aprendizagem imersiva
Por fim, quando falamos de aprendizagem imersiva, estamos falando do uso de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) nas escolas. Além de permitir uma aprendizagem mais dinâmica, esses recursos permitem que os alunos tenham uma experiência mais visual e completa.
Para escolher as melhores soluções educacionais para a sua escola, o segredo é prestar atenção nos problemas que a rotina escolar traz. Então, pesquisar sobre as soluções disponíveis para saber quais atendem às suas necessidades.
A Faz Educação acredita que a tecnologia pode revolucionar o processo de ensino-aprendizagem. Acesse o site e conheça nossas soluções!
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!