Futuro menu Acessibilidade

Livros na Educação Infantil: 5 obras para falar sobre assuntos difíceis

Os livros na Educação Infantil são fundamentais. Conheça cinco dicas para conversar com os pequenos sobre assuntos delicados da vida.

Sejam como protagonistas na sala de aula, sejam como fortes aliados em casa, os livros na Educação Infantil são fundamentais, pois fazem parte do processo de formação de uma criança.

No contexto da Educação Infantil, os livros são responsáveis para promover o desenvolvimento cognitivo e, além disso, para o desenvolvimento emocional e social dos nossos pequenos.

Por meio dos livros na Educação Infantil a criança aprende a interpretar e a compreender as mais diferentes formas de comunicação, que são fundamentais para o seu sucesso – e não, apenas, quando falamos de sucesso profissional ou mesmo acadêmico, mas, sim, também abrangendo o sucesso do seu desenvolvimento emocional.

Além desse papel tão importante na formação da criança, os livros na Educação Infantil abrem grandes portas para a criatividade, para o desenvolvimento da imaginação e até mesmo para a capacidade de desenvolvermos relações mais empáticas com as pessoas em nosso meio.

Assim, estimular a leitura desde muito cedo e, sobretudo, incentivar que a criança, por seus próprios meios, interaja com os livros, é fundamental para a formação desse pequeno leitor.

Mas, para além disso tudo que os livros na Educação Infantil são capazes de promover, ainda há uma outra particularidade: eles são capazes de aproximar as crianças dos mais diferentes tipos de assunto, até aqueles mais difíceis, como o luto, bullying, gênero, separação familiar, diferenças e até mesmo abuso sexual.

Quer conhecer um tanto mais desse universo? Conheça, agora, alguns livros que podem ser fundamentais nesses momentos tão delicados!

Assista ao vídeo sobre a diferença entre alfabetização e letramento:

Leia também: Audiolivro: o que realmente é e quais os benefícios?

5 exemplares de Livros na Educação Infantil

Confira nossa lista de títulos seguir.

Leia também: 7 livros para trabalhar com as crianças no ensino remoto.

1 – O Fio Invisível

O Fio Invisível – Patrice Karst, com ilustrações de Joanne Lew-Vriethoff – traz para conversa com os pequenos a separação, a solidão e até mesmo a perda daquelas pessoas que mais amamos no mundo.

Nele, uma mãe conta para seus dois pequenos filhos que estão os dois ligados a ela por meio de um fio que é invisível. Diante do questionamento de uma das crianças – “se o fio é invisível, como sabemos que existe?” –, a mãe traz uma resposta que é aquela verdade capaz de unir todas as pessoas que existem no mundo: o amor.

O amor é aquilo que podemos sentir o tempo todo, ainda que não possamos vê-lo ou mesmo tocá-lo. No entanto, mesmo sem que nada sensorial seja possível de se utilizar para reconhecermos a sua existência, podemos senti-lo o tempo todo.

Leia também: 7 livros que todo educador deve ler!

2 – Pedro e o Menino Valentão

Em Pedro e o Menino Valentão, de Ruth Rocha, os pais percebem que o filho, Pedro, está sendo perseguido na escola por um menino mais velho.

A partir do momento em que os pais percebem o sofrimento do filho sendo motivado pelo bullying, o matriculam em uma escola de judô.

Por conta das aulas, Pedro começa a compreender a grande diferença entre a masculinidade que a sociedade tanto exige dos meninos e a força emocional, sendo conduzido à reflexão sobre a violência.

Leia também: Incentivo à leitura: o que não pode faltar no projeto da sua escola.

3 – Amoras

Amoras é um clássico da leitura infantil. Escrito pelo rapper Emicida e com ilustrações de Aldo Fabrini, a criança tem acesso a um universo mágico que busca promover a autoaceitação e o orgulho de sermos exatamente como somos, desde a infância até o final da nossa vida.

Discutindo a beleza da diversidade – de cores, corpos, jeitos, formas... –, Emicida traz para o universo infantil um papo de gente grande: tudo é possível e tudo pode ser lindo do jeitinho que é.

Leia também: A importância de estimular a leitura nas crianças.

4 – Meu Corpo, Meu Corpinho

Roseli Mendonça, autora de Meu Corpo, Meu Corpinho, aborda de forma simples, direta e, ao mesmo tempo, lúdica, assuntos que tratam da integridade física da criança, bem como sua privacidade e a sua proteção.

Por meio do livro, Roseli busca contribuir com a compreensão de conceitos fundamentais que visam prevenir o abuso sexual, como o respeito às partes íntimas do corpo, a força que existe dentro de cada não e a importância de buscar a ajuda de um adulto de confiança sempre que necessário.

Leia também: Literatura na Educação Infantil: quais os benefícios aos alunos?

5 – O Livro do Adeus

Viver o momento da perda de uma pessoa que amamos ou de qualquer ser vivo é difícil para qualquer pessoa, até mesmo para os adultos.

Para que a criança pudesse viver esse momento de forma mais descomplicada, Todd Parr criou O Livro do Adeus, que busca promover uma discussão simples e gentil sobre as muitas formas de falar aquele “até logo” para todos que amamos.

Leia também: Língua Portuguesa na Educação Infantil: 4 práticas para ensinar com a tecnologia!

Quer mais indicações de livros na Educação Infantil? Confira os posts do Blog da Faz Educação!

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo