Futuro menu Acessibilidade

Carnaval na escola: 7 atividades para celebrar com seus alunos

Confira 7 atividades divertidas e educativas para celebrar o Carnaval em sala de aula!

O Carnaval é uma época festiva e colorida que oferece oportunidades únicas para envolver os estudantes. Desde a educação infantil até o Ensino Médio, é possível fazer atividades divertidas e educativas para celebrar.

 

Neste artigo, apresentaremos 7 atividades para celebrar a alegria do carnaval. Mas além de serem celebratórias, elas também estimulam o desenvolvimento criativo e social dos pequenos. Confira a seguir:

 

1. Máscaras de mão

 

Que tal começar com uma atividade simples, criativa e divertida? Inicie as festividades com a criação de máscaras utilizando moldes das mãos. Comece com papel sulfite e peça para que as crianças risquem o formato das próprias mãos no papel. Assim, cada um terá uma máscara diferente!

 

Depois de recortar a máscara, é hora de pintar, colocar glitter e lantejoula, e prender um elástico ou palito para usá-la. Esta atividade não apenas envolve as crianças em uma expressão artística única, mas também proporciona um acessório exclusivo para o carnaval.

 

A criatividade também pode ser desenvolvida nas férias. Confira as nossas dicas!

 

2. Colar de macarrão colorido

 

Essa atividade de Carnaval é uma maneira divertida de desenvolver habilidades motoras finas. Além disso, ela explora a criatividade e permite que as crianças socializem enquanto aprendem.

 

Você pode usar macarrão colorido pronto ou usar o macarrão comum com pigmentos. Depois disso, só é preciso passar os macarrões pelos cordões ou elásticos. Os estudantes podem fazer colares para eles mesmos ou para dar de presente!

 

3. Dança das cores

 

Transforme a sala de aula em uma pista de dança com essa atividade de Carnaval. Aproveite para colocar as músicas preferidas dos estudantes para envolvê-los na dança!

 

Nessa brincadeira, cada cor representa um movimento. Coloque cartazes coloridos no chão para começar. Os alunos vão pular amarelinha nesses cartazes, com a diferença de que, dependendo da cor em que caírem, terão que fazer um passo de dança. Você também pode transformar isso em uma competição e dividir a turma e equipes.

 

Os jogos cooperativos ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de diferentes tipos. Confira mais sobre o assunto aqui!

 

4. Desfile de fantasias

 

Quem não adora se fantasiar para pular Carnaval? Estimule seus alunos a fazerem suas fantasias! Se você tiver muitas roupas e acessórios para a ocasião, pode levar para a sala de aula e pedir que os alunos criem a partir delas.

 

Mas outras regras também podem ser divertidas. Por exemplo, criar fantasias a partir de materiais reciclados. Ou improvisar com as roupas que eles têm em casa.

 

Essas atividades carnavalescas refletem a Cultura Maker. Saiba mais sobre o assunto aqui!

 

5. Pintura com confetes

 

Estimule a criatividade com uma sessão de pintura envolvendo confetes. As crianças podem criar obras de arte únicas, expressando a alegria e as cores características do carnaval. Nessa época do ano, é fácil achar confetes em papelarias e lojas de artigos para
festas.

 

6. Baile tradicional de Carnaval

 

Hoje em dia, é comum que o Carnaval seja celebrado nas ruas e nas casas noturnas, além dos desfiles de escolas de samba. Porém, o Carnaval costumava ser celebrado em bailes que, muitas vezes, aconteciam durante a tarde. Que tal fazer um baile tradicional na escola?

 

Os alunos podem ir fantasiados e mesmo ajudar a decorar o baile. A música fica por conta das clássicas marchinhas. No final, pode ter um concurso de melhor fantasia.

 

7. História do Carnaval

 

O Carnaval já é tão comum na nossa cultura que nem nos perguntamos de onde vem essa celebração. Por isso, uma ótima atividade de Carnaval é buscar a história dessa data. Ensine aos alunos como ela é definida, quais são as tradições relacionadas, de onde veio o nome etc.

 

Aproveite para buscar como outras culturas celebram o Carnaval. Afinal, apesar de o reconhecermos como uma festa brasileira, existem muitos países que o celebram. Os alunos podem fazer seminários sobre os carnavais em Veneza ou em Nova Orleans, por exemplo.

 

Celebrar o Carnaval na escola não apenas transmite a alegria da festividade, mas também cria memórias valiosas para as crianças. As atividades propostas entretêm, mas também
promovem o desenvolvimento cognitivo, motor e social. Assim, o Carnaval se torna um momento educativo e envolvente.

 

Confira mais dicas de como criar atividades comemorativas especiais na escola no site da Faz Educação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo