Futuro menu Acessibilidade

7 dicas para motivar a concentração na Educação Infantil

Conheça algumas práticas que ajudam a estimular a concentração na Educação Infantil.

A concentração na Educação Infantil é um elemento essencial para que as crianças consigam direcionar seus esforços e sua atenção para uma ação, atividade ou objetivo, de modo que distrações não eliminem o seu foco do que precisa ser feito, avaliado, decidido, etc.

Entretanto, embora seja tão importante, a concentração na Educação Infantil pode ser desafiadora para os alunos, que estão em uma fase repleta de novos e múltiplos estímulos e interesses.

Por isso, continue a leitura e conheça algumas dicas úteis para contribuir para estimular a concentração dos estudantes nessa etapa tão essencial para o seu desenvolvimento.

Leia também: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!

Por que a concentração na Educação Infantil é tão importante?

A falta de concentração na primeira etapa da educação básica pode prejudicar o ritmo e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades do aluno nesse ciclo e nos próximos.

Afinal, sem concentração na Educação Infantil, é comum haver retrabalho e frustração com as tarefas escolares que passam a ficar acumuladas e a parecerem mais difíceis de acompanhar. Isso pode levar à desmotivação da criança e a problemas em seu desempenho, além de sentimentos negativos em relação à escola e aos estudos.

A capacidade de concentração é uma das habilidades mais importantes que as crianças podem aprender. Permite-lhes não só tornarem-se alfabetizadas e reterem informações, como também socializar, comunicar e trilhar o seu caminho de desenvolvimento com mais confiança e motivação.

No entanto, ao contrário de respostas instintivas, como respirar, a concentração é uma habilidade que deve ser aprendida e aprimorada. E, como um músculo, quanto mais uma criança praticar, melhor ela se tornará no domínio dessa habilidade.

Sendo assim, pais e responsáveis e os professores têm um papel importante para ajudar a motivar e desenvolver a concentração na Educação Infantil.

Baixe grátis: Como melhorar a relação entre família e escola!

Como estimular a concentração na Educação Infantil?

A seguir, estão sete dicas úteis que poderão auxiliar pais e educadores a orientarem e incentivarem as habilidades de atenção e concentração das crianças nessa etapa!

1. Utilize com intencionalidade jogos e atividades lúdicas

Os jogos podem ser usados ​​de forma eficaz para ajudar a atingir os objetivos pedagógicos e aumentar a concentração. Como as crianças também aprendem brincando, utilizar esses recursos pode auxiliar a capturar seu interesse, foco e atenção, levando a um maior nível de concentração.

Alguns exemplos:

  • Jogo de memória: atividade tradicional e eficiente, pode ser feita com peças físicas ou games digitais. À medida que a criança tenta se lembrar de cada peça e par, ela usará sua memória e seu poder de concentração.
  • Jogos como palavras cruzadas, quebra-cabeças, criptogramas, blocos: fazem uso de estratégia, ajudam a desenvolver concentração, percepção e raciocínio lógico.
  • Labirintos: atividades com labirintos são ótimas para estimular a concentração, capacidade de planejamento, velocidade de processamento e a integração visomotora.

Assista ao vídeo sobre gamificação:

Leia também: 7 motivos para redes de ensino investirem em tecnologia educacional!

2. Experimente atividades envolvendo sequenciamento

Há uma relação entre sequenciamento e concentração. Seguir receitas, ordenar brinquedos conforme um critério definido, colocar livros em ordem alfabética, etc., são exemplos que podem estimular a concentração na Educação Infantil.

É possível também associar a brincadeiras. Por exemplo, o professor pode dizer uma sequência de números, letras ou rimas e pular propositalmente um elemento. O desafio será os alunos descobrirem o que está faltando na sequência.

Leia também: Como desenvolver um ambiente cooperativo em sala de aula pós-pandemia?

3. Alie a hora da história com o estímulo da concentração na Educação Infantil

Atividades envolvendo histórias podem também adicionar estímulos para elevar a concentração e atenção das crianças.

Além de perguntas de checagem o professor pode, por exemplo, ler apenas os parágrafos ou páginas iniciais e pedir para as crianças continuar, adivinhar o que acontecerá ou criar um novo final para a história.

Esses desafios ajudam a estimular a memória de trabalho e a concentração. Eles também podem auxiliar no desenvolvimento da lógica.

Leia também: Música na Educação Infantil: 5 brincadeiras para fazer com seus alunos!

4. Crie uma rotina na escola e oriente os pais a criá-la em casa

As rotinas ajudam as crianças a se acostumarem com o horário e as atividades de estudo. Na escola, é possível criar e reforçar a sequência ou horário de realização de momentos como contação de histórias, recreio, merenda, etc.

É interessante orientar também pais e responsáveis a manterem uma rotina em casa, ainda que mais flexível, incluindo a hora de estudar, de fazer a lição, etc.

Isso ajudará a criar hábitos e a capacidade de concentração a partir da previsibilidade de quando ela será requerida.

Leia também: Como criar uma rotina de estudos para as crianças em 2022!

5. Divida tarefas maiores em tarefas menores

Como a atenção e o foco são limitados e a criança ainda não tem o domínio que um adulto alcança quanto a esses aspectos, pode ser uma boa ideia atribuir tarefas menores para aumentar a capacidade de atenção e melhorar a concentração na Educação Infantil.

Essa divisão também ajudará a fazer com que a criança se sinta realizada por terminar uma pequena tarefa e isso a motive a continuar.

Leia também: iPad na Educação Infantil: 5 aplicativos para transformar o ensino na sua rede!

6. Avalie reservar momentos para exercícios de atenção plena e respiração

Os exercícios de meditação e atenção plena ajudam a estimular a capacidade de prestar atenção e focar. Eles podem contribuir para que as crianças consigam se concentrar nas atividades propostas.

Exercícios simples, como sentar-se calmamente e concentrar-se na inspiração e expiração ou fazer alguns momentos de respirações profundas antes da aula ou de uma atividade, podem fazer a diferença.

Afinal, as técnicas de respiração controlada podem ser muito benéficas para os níveis de concentração das crianças, com o incremento do oxigênio no cérebro ajudando a aumentar a memória, o foco e as habilidades de resolução de problemas, além de reduzir ansiedade, elemento que também prejudica a concentração dos alunos.

Leia também: Dificuldades de socialização pós-pandemia: o que a escola deve fazer?

7. Conte com o auxílio da tecnologia

As crianças de hoje já nasceram na era da internet e das tecnologias mais modernas. E esse é um fator que pode ser utilizado como aliado para aprimorar a concentração na Educação Infantil.

Quando utilizada com propósito e sem exageros, a tecnologia pode contribuir para a organização das atividades, da sequência de tarefas e, ainda, para fornecer games que ajudam a estimular, entre outras coisas, a concentração dos alunos.

Assista ao vídeo sobre tecnologias:

Baixe grátis: As novas tecnologias para o novo normal na Educação Pública!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog da Faz Educação, que traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar.

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo