Futuro menu Acessibilidade

Educação Ambiental: 4 atividades para ensinar com a tecnologia

Saiba o que é Educação Ambiental e conheça 4 atividades que usam a tecnologia para ensiná-la aos seus alunos!

Os anos se passam e as conversas sobre meio ambiente são cada vez mais frequentes. O que, há algumas décadas, era um assunto só para especialistas, agora é um tópico comum na vida de todos. Logo, a Educação Ambiental começou a mostrar sua importância.

É muito importante se manter por dentro da sustentabilidade, seja você jovem ou adulto. Porém, ao aprender sobre o assunto na escola, as crianças começam a cuidar do ambiente desde cedo. Isso também influencia na criação de bons hábitos sustentáveis, que ajudam a natureza ao nosso redor.

Por isso, continue sua leitura e conheça algumas atividades para trabalhar a sustentabilidade em sala de aula com uma ajudinha da tecnologia!

Leia também: Matemática na Educação Infantil: como a tecnologia pode ajudar?

O que é Educação Ambiental?

Educação Ambiental é um conceito amplo que se refere às maneiras como construímos conhecimentos e desenvolvemos habilidade e competências relacionadas ao meio ambiente. Ou seja, não se trata apenas de falar de preservação ambiental. É preciso construir a consciência de toda a sociedade fortalecendo seus conhecimentos e lapidando seus hábitos.

De acordo com a UNESCO, a Educação Ambiental tem quatro objetos:

  • Ampliar os conhecimentos ecológicos, envolvendo assuntos como recursos naturais e vida silvestre;
  • Fomentar o interesse no cuidado e melhoria do meio ambiente;
  • Conscientizar e sensibilizar sobre os problemas ambientais;
  • Desenvolver, ainda na infância, a capacidade de aprender sobre o meio ambiente.

Toda a Educação Ambiental deve ter como base a percepção de que o ser humano precisa do meio ambiente. Ele é o nosso habitat, e quando ele está prejudicado, a vida humana também se prejudica.

Muitas pessoas desassociam a sustentabilidade e a tecnologia. Porém, a tecnologia veio para ficar, e pode andar de mãos dadas com a sustentabilidade. Por isso, os professores podem e devem aprender maneiras de associar meio ambiente e tecnologia em sala de aula.

O uso da tecnologia também é uma estratégia para melhorar o desempenho dos alunos. Saiba mais!

4 maneiras de estudar a sustentabilidade com a tecnologia

Sustentabilidade é um tema que compreende desde os animais e as plantas até os gases poluentes emitidos pela indústria. Logo, tratar desses temas em sala de aula não é difícil. Com um pouco de criatividade e a ajuda da tecnologia, é possível falar sobre Educação Ambiental em atividades muito divertidas.

O uso da tecnologia é um motor no aprendizado da geração Alpha. Leia mais sobre o assunto!

Confira alguns exemplos abaixo!

1. Utilize jogos para falar de reciclagem

O que é ou não é reciclável? Nem mesmo alguns adultos sabem responder. Porém, a reciclagem é uma ótima maneira de diminuir nossos detritos e reduzir a poluição. Além disso, sua natureza seletiva é uma ótima base para jogos!

A SmartKid tem um jogo de reciclagem, onde os alunos precisam decidir de forma simples o que vai em cada lixo. Também existem outros jogos e aplicativos no mesmo sentido, que podem ser mais ou menos difíceis. Caso não goste de nenhum jogo, você também pode criar um quizz no Kahoot.

Assista ao vídeo sobre Gamificação:

Baixe grátis: Guia da gamificação no processo pedagógico!

2. Encontre vídeos com relatos sobre poluição

A poluição traz grandes danos para o ar, a água e as florestas, mas não para por aí. Como resultado desses danos, temos muitas plantações que morrem e pessoas que adoecem. Pela internet, você pode encontrar diversos relatos de pessoas de todo o mundo que sofrem com os danos da poluição.

Como atividade, você pode mostrar esses vídeos em sala de aula para começar uma discussão ou pedir que os próprios alunos pesquisem o tema e levem os vídeos.

Leia também: Inteligência Artificial na Educação Infantil: 3 orientações necessárias!

3. Use a Realidade Aumentada para falar sobre os animais

A Realidade Aumentada (RA) é um recurso utilizado em sites e aplicativos para incluir elementos virtuais no mundo real. Para estudar os animais, ela se torna uma forma de ver e interagir com espécies que vivem em habitats distantes e isolados.

Você pode só usar o Google para pesquisar sobre um animal e o próprio buscador sugere o uso da Realidade Aumentada. Pela câmera do celular, você pode mostrar o animal na sala de aula, e os alunos podem examinar suas características.

Leia também: Realidade Aumentada na Educação Infantil: o que é e como aplicar com seus alunos!

4. Mostre como a tecnologia pode ajudar

Por fim, busque matérias, vídeos e depoimentos de como a tecnologia está ajudando na sustentabilidade. Existem máquinas que limpam os oceanos, softwares que conferem a poluição no ar e mesmo Inteligências Artificiais que ajudam biólogos e veterinários e encontrar espécies em extinção.

Assista ao vídeo sobre a importância da tecnologia aliada à metodologia:

Leia também: BNCC da Computação: Tudo o que você precisa saber!

A tecnologia é uma aliada do meio ambiente. Saiba mais sobre como usar a tecnologia em sala de aula no blog da Faz Educação!

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo