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Inteligência Artificial na Educação Infantil: 3 orientações necessárias

Saiba o que você deve fazer antes de utilizar a Inteligência Artificial com seus alunos da Educação Infantil.

É fato que a popularização da Inteligência Artificial é um grande marco na história e, por conta disso, também nos processos educacionais e formativos.

Enquanto muitas são as pessoas que defendem que a tecnologia, de maneira geral, é capaz de potencializar o aprendizado infantil, são muitas as pessoas que questionam a introdução de ferramentas tecnológicas no aprendizado infantil, sobretudo nos primeiros anos de vida.

A discussão ainda é bastante persistente, ainda mais quando consideramos o fato de que as ferramentas de Inteligência Artificial a que temos acesso hoje ainda não muito limitadas e, muitas vezes, desatualizadas.

Mas, ao mesmo tempo, a popularização do ChatGPT também representa um grande marco para a educação como um todo, pois, quando bem utilizada, a ferramenta pode abrir portas importantes para a investigação, validação de conhecimentos e muito mais.

Por conta da profusão de questionamentos voltados à utilização de Inteligência Artificial na Educação Infantil, trazemos, agora, algumas reflexões a respeito do tema, que devemos levar em conta na hora de inaugurar o debate em nossos espaços profissionais e, ainda, em nossa própria casa.

Assista ao vídeo sobre Tecnologias:

Saiba mais: ChatGPT na Educação: 7 atividades para utilizá-lo em sala de aula!

1 – Desenvolvimento de habilidades de pesquisa, escrita e investigação

No ChatGPT, que é a ferramenta de Inteligência Artificial que rapidamente se popularizou no Brasil e no mundo, a interação se dá por meio de perguntas que podemos fazer à ferramenta que irá respondê-las em linguagem natural, de forma bastante parecida com um ser humano. Parecida. É bom lembrar disso.

Isso porque, embora escreva tal qual um ser humano poderia escrever, o ChatGPT é apenas um imitador. A ferramenta, por si só, reproduz informações até o ano de 2021, apenas, deixando para trás dois anos de intensa profusão de ideias e conhecimentos.

Dessa forma, utilizá-la no contexto educacional exige que o educador se cerque de muitos cuidados, deixando claro que, embora seja algo a ser explorado, deve ser realmente validado posteriormente.

De certa maneira, o ChatGPT pode ser utilizado de forma muito positiva para estimular a criança a investigar o mundo que está ao seu redor, buscando informações que possam validar ou não aquelas trazidas pela ferramenta de Inteligência Artificial.

Saiba mais: 6 mitos e verdades sobre o ChatGPT na Educação!

2 – A Inteligência Artificial pode limitar o contato pessoal

A principal Inteligência Artificial existente hoje no mercado, o ChatGPT, pode estabelecer um canal de comunicação entre homem e máquina bastante interessante, mas, jamais, substituível.

Ainda que as ferramentas de Inteligência Artificial possam realmente revolucionar no futuro a forma como aprendemos e conhecemos, hoje, ainda, não são capazes de substituir uma boa conversa entre seres humanos e, muito menos, o papel de um professor.

Dessa forma, inseri-la na vida escolar como uma forma de interação com a tecnologia é bastante interessante, de fato, mas devemos estabelecer limites claros para que essas ferramentas não venham a substituir as interações entre alunos e professores.

Saiba mais: ChatGPT na Educação: desafios e possibilidades para alunos e professores!

3 – O uso de Inteligência Artificial pode prejudicar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa

O processo de educação de uma criança se dá, sobretudo, por meio do contato entre ela e algo que desperta a sua curiosidade e, assim, seu potencial investigativo.

Dessa forma, pelo fato de a Inteligência Artificial trazer respostas para qualquer tipo de pergunta, a formação de habilidades de pesquisa pode ser bastante prejudicada.

Ainda que muitas pessoas tenham, ao longo do tempo, também falado isso a respeito do uso de buscadores, como o Google, é inevitável que nossas habilidades de compreensão, interpretação e até mesmo de perguntar sejam mais estimuladas ainda diante de uma grande profusão de informações como essas que os buscadores nos trazem.

Tanto que, com o passar do tempo, as pesquisas acadêmicas também se concentraram bastante nesse meio eletrônico, mas sem nunca substituir livros.

E esse mesmo movimento pode, com o tempo, nos levar a uma nova guinada no ramo da pesquisa, mas, pelo menos por enquanto, isso não é possível apenas com as ferramentas de Inteligência Artificial que temos à nossa disposição e que teremos por, pelo menos, os próximos anos.

Assista aos vídeos da série Metodologias Ativas na Prática:

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