Confira 4 dicas para ter uma reunião pedagógica eficiente e manter sua equipe sempre engajada e alinhada!
A reunião pedagógica é um evento que, embora tenha algumas datas específicas para acontecer – como em cada começo de período avaliativo, é um instrumento tão importante que deve ser mobilizado sempre que for necessário pela escola.
Esse evento, que certamente já faz parte do seu calendário anual de encontros docentes, é fundamental para que seja possível definir estratégias de ensino e, sobretudo, de aprendizagem, bem como critérios de avaliação e, ainda, repensar o que é e como avaliar.
Além disso, é no momento da reunião pedagógica que os professores podem alinhar planejamentos didáticos, de forma que seja possível fazer com que haja um processo educacional também interdisciplinar e, certamente, que faz mais sentido para nosso educando.
Baixe grátis: Guia para uma Gestão Escolar eficiente!
Apesar de ser um momento tão importante para o planejamento escolar, as reuniões pedagógicas podem rapidamente esbarrar em um entrave: a falta de engajamento da equipe docente.
Dessa forma, se coloca como um grande desafio manter a equipe docente engajada em todos os encontros pedagógicos, sejam eles para planejamento das atividades do próximo ciclo avaliativo, para discussões pertinentes ao processo de avaliação e, sobretudo, para que a aprendizagem seja sempre o foco e o norte de tudo o que se faz do lado de dentro dos muros da escola.
Por conta da importância desse momento, trazemos agora quatro dicas fundamentais para que você possa manter sua equipe pedagógica sempre engajada e alinhada!
Leia também: Coordenador pedagógico: o que fazer e o que não fazer!
1 – Discuta sempre qual o propósito da reunião pedagógica com a sua equipe
Antes de qualquer coisa, é necessário que todos saibam a que se propõe a reunião pedagógica e quais serão os assuntos nela discutidos. Apenas com isso em mente é que se faz possível um momento proveitoso para a sua equipe pedagógica, capaz de realmente fazer sentido para seu corpo docente.
Quando as reuniões são dotadas de real sentido, evitamos que elas aconteçam por pura e simplesmente necessidade de seguir um protocolo que, convenhamos, poderia ser substituído por atividades mais proveitosas.
Diante disso, é sempre fundamental que o corpo docente e discente seja ouvido para que os assuntos mais importantes possam ser levados para a pauta da reunião pedagógica e, uma vez reconhecidos, possam ser discutidos e elaborados planos para que aquilo que é motivo de reclamação seja sanado e aquilo que é motivo de elogio possa ser ainda melhorado.
Leia também: Gestão da Secretaria Escolar: como otimizar os processos na sua instituição!
2 – Crie sempre procedimentos que sejam justos e, sobretudo, que possam ser produtivos
As reuniões pedagógicas devem ser momentos em que todas as vozes possam ser ouvidas, sejam elas de quais professores e de quais disciplinas forem porque todos, todos mesmo, têm algo importante a ser dito para seus colegas e porque todos que estão em contato direto com o corpo discente são capazes de elaborar estratégias para que se ensine sempre melhor e se aprenda sempre mais.
Dito isso, é fundamental que os professores possam, de forma sempre organizada e respeitosa, manter espaços de fala e de escuta, de maneira que todos possam ter voz e vez dentro da escola.
Leia também: O que é sistema de gestão escolar e quais vantagens para a instituição!
3 – Leve mais tecnologia para as reuniões pedagógicas
Se as nossas vidas são permeadas por tecnologias, porque elas haveriam de ficar de fora das nossas atividades escolares, como as reuniões pedagógicas?
Levar recursos tecnológicos para as reuniões permite que possamos compartilhar nossas agendas, nossos planejamentos, ajustar momentos de maior engajamento junto aos nossos alunos e, ainda, permite que consigamos fazer com que os momentos de reuniões possam ser mais produtivos, já que conseguimos compartilhar documentos, saberes, reflexões e os resultados das discussões que travamos durante o momento da reunião em si.
Assista ao vídeo sobre tecnologias:
Baixe grátis: As novas tecnologias para o novo normal na Educação Pública!
4 – A reunião pedagógica sempre deve ter um líder ou alguém que coordene todas as atividades
A coordenação das atividades que serão conduzidas nas reuniões pedagógicas é de suma importância, uma vez que é por meio dessa voz de liderança que os professores e equipe poderão dar conta de visualizar quais são as demandas que serão trabalhadas durante o encontro.
Para isso, é fundamental que haja uma voz assertiva, que possa comunicar com clareza os motivos pelos quais a reunião foi convocada, qual a sua pauta e, ainda, quais são os resultados esperados.
Essa voz deve ser um guia para as atividades e, ainda, deve garantir que todos tenham espaço para falar a respeito do que se considera importante para o momento da reunião.
Leia também: Motivação de professores: 5 ideias para aplicar em sua escola!
Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog da Faz Educação, que traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar.
Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!