Futuro menu Acessibilidade

Geração Alpha: 4 dicas para garantir a aprendizagem desses alunos

Saiba mais sobre a geração Alpha e como incentivar a aprendizagem desses alunos!

As diferenças geracionais afetam nossas interações em toda a sociedade. Na sala de aula, não é diferente: entender a geração dos alunos é uma forma de entender como eles se relacionam e aprendem. Os alunos do Ensino Infantil e Fundamental de hoje pertencem à geração Alpha.

A geração Alpha começou em 2010. Antes dela, veio a geração Z, de 1996 a 2009; e, antes, os Millenials, de 1980 a 1995. Ao contrário das gerações anteriores, a geração Alpha nunca precisou se habituar às mudanças e transformações da tecnologia: ela não conhece um mundo que não é dominado pela internet, redes sociais ou Inteligência Artificial.

Isso torna a geração Alpha não apenas mais conectada, mas também mais curiosa e facilmente adaptada a novidades. Por isso, uma aula monótona, baseada em leitura de livros e solução de problemas antigos, não é o ideal para essa geração.

Como garantir o aprendizado da geração Alpha? Confira algumas dicas abaixo.

Leia também: 5 tendências na Educação para 2023 que você precisa conhecer!

Não hesite em usar a tecnologia

A tecnologia não é apenas uma possível ferramenta no dia a dia da geração Alpha. Ela é fundamental. Eles nasceram em meio aos smartphones e tablets. Sabem mexer nas configurações de todos os aparelhos eletrônicos, baixar aplicativos e aprender a usar novas tecnologias em minutos.

Aproveite essa facilidade na sala de aula. Utilize aplicativos educativos, ensine as diferenças entre a realidade virtual e a realidade aumentada, inclua as redes sociais nos deveres de casa. Usar a tecnologia com essa geração é aproveitar um conhecimento prévio importante para eles.

Não sabe por onde começar? Confira algumas dicas sobre aplicativos para usar com seus alunos!

Assista ao vídeo sobre Tecnologias:

Crie aulas interativas

Não é preciso dizer que, depois de se acostumar com tanta informação na palma das mãos, a geração Alpha não gosta de ficar parada. Eles estão habituados a interagir com o conteúdo, seja escolhendo o próximo vídeo para ver, jogando no celular ou pausado o filme que está vendo para compartilhar o link com alguém.

Por isso, é essencial criar aulas mais interativas. Mesmo as explicações podem ter mais participação dos alunos, mais perguntas e respostas e mais prática. A palavra principal para essa geração é experiência.

Não tenha medo de mudar o local das aulas, levar novas descobertas, conversar sobre os assuntos atuais, buscar exemplos e fazer experimentos. A geração Alpha gosta de participar e de se envolver para aprender.

Leia também: 7 motivos para redes de ensino investirem em tecnologia educacional!

Invista no protagonismo do aluno

Falando em se envolver para aprender, essa é uma geração que prefere construir o próprio conhecimento a recebê-lo nas mãos. Para eles, apenas escutar o professor e decorar regras não é o suficiente. Sendo assim, o professor deve preparar o aluno para ser o protagonista em sua educação.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é deixá-los chegar a conclusões por conta própria. Por exemplo, pedir que façam experimentos e, então, perguntar o que descobriram naquele experimento. Ou ainda, pedir que façam pesquisas, tragam materiais de apoio ou montem debates. As aulas da geração Alpha podem ser baseadas em projetos.

A Educação Criativa é uma tendência com a geração Alpha. Quer saber como utilizá-la em sala de aula? Clique aqui!

Leia também: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!

Assista aos vídeos da série Metodologias Ativas:

Não generalize a geração Alpha

A última dica para dar aulas interessantes e garantir a aprendizagem da geração Alpha é, exatamente, não se basear por inteiro nas dicas anteriores. Não generalize uma geração inteira com base em estatísticas. Fazer isso, principalmente em sala de aula, pode ter o efeito contrário do desejado.

Você pode usar técnicas e recursos que são indicados para essa geração, mas dedique algum tempo para perceber o que funciona ou não com seus alunos. Eles são, no fim das contas, indivíduos com vontades e necessidades próprias. Tente entendê-los um pouco mais e ouça o que eles têm a dizer sobre as aulas que você prepara.

Leia também: Atenção dos alunos: 6 dicas para captá-la em vez de levantar a voz!

A geração Alpha tem características diferentes, mas que são uma evolução natural do que já estávamos vendo nas gerações anteriores. O segredo é investir nos conhecimentos prévios deles e não se afastar da tecnologia.

Quer conhecer novos recursos e metodologias adequadas para as novas gerações? Confira o blog da Faz Educação e leia muitos materiais sobre o assunto!

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo