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Promovendo Competências Linguísticas e Interculturais: Diretrizes da BNCC para o Ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental

O ensino de Língua Inglesa no contexto brasileiro tem sido objeto de transformações significativas nos últimos anos, impulsionadas pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Este documento, concebido como um guia para a organização e desenvolvimento curricular nas escolas do país, estabelece diretrizes claras para o ensino de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental, visando não apenas o desenvolvimento de competências linguísticas, mas também a promoção da interculturalidade e da compreensão global.

Contextualização e Fundamentação

Entre as mudanças significativas no ensino da Língua Inglesa trazidas pela BNCC, destaca-se o abandono de uma abordagem estritamente instrumental em prol de uma perspectiva comunicativa e intercultural. Ao incorporar o conceito de língua franca, a BNCC amplia a compreensão do idioma e do processo de ensino-aprendizagem.

Reconhecer o inglês como uma língua franca implica entender sua natureza internacional, sendo um idioma falado por pessoas de diversas origens linguísticas e culturais.

Essa nova visão nos permite entender que não existe um único padrão de inglês considerado “correto”, como muitas vezes se pensou ao privilegiar o inglês falado nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Ao desassociar o inglês de fronteiras geográficas específicas, agora focamos não apenas na língua em si, mas também na compreensão das culturas que a envolvem, na interação com falantes do idioma, independentemente de sua nacionalidade, e na valorização da diversidade linguística e cultural.

Princípios Pedagógicos

Os princípios que orientam o ensino de Língua Inglesa na BNCC abrangem diversos aspectos do processo educacional:

  1. Comunicação Efetiva: O desenvolvimento da capacidade comunicativa em inglês é central. Os alunos são incentivados a compreender e produzir textos orais e escritos em contextos reais e significativos.
  2. Interculturalidade: Valoriza-se a interação com diferentes culturas e a compreensão das nuances culturais presentes na língua inglesa. Isso contribui para a formação de cidadãos globais, capazes de se relacionar de forma respeitosa e inclusiva em um mundo cada vez mais interconectado.
  3. Autonomia do Aluno: A BNCC propõe práticas pedagógicas que estimulem a autonomia e a autoaprendizagem dos alunos, capacitando-os a gerenciar seu próprio processo de aprendizagem e a se tornarem aprendizes ao longo da vida.

Competências e Habilidades

As competências e habilidades delineadas pela BNCC para o Ensino de Língua Inglesa abrangem cinco eixos principais:

  1. Oralidade: Desenvolvimento de habilidades de fala e escuta ativa para promover uma comunicação de forma clara e confiante, abrindo portas para novas conexões e oportunidades.
  2. Leitura: Explorar diferentes gêneros textuais em inglês, ampliando o vocabulário e compreensão, preparando os alunos para interpretar informações e ideias em diferentes contextos.
  3. Escrita: Expressar ideias e opiniões de forma coerente e criativa, aprimorando habilidade da escrita em inglês de maneira eficaz e dinâmica.
  4. Conhecimentos Linguísticos e Gramaticais: Dominar as estruturas gramaticais da língua inglesa, promovendo a proficiência e no uso correto do idioma em diferentes situações.
  5. Dimensão Intercultural: Explorar e valorizar as diferentes culturas que falam inglês, desenvolvendo uma mentalidade aberta e inclusiva, essencial para a comunicação global.

Conclusão

A BNCC para o Ensino de Língua Inglesa representa um avanço significativo na educação linguística no Brasil. Ao enfatizar a comunicação efetiva, a interculturalidade e a autonomia dos alunos, este documento proporciona uma base sólida para práticas pedagógicas inovadoras e significativas.

Seguindo essas diretrizes, as escolas têm o potencial de formar alunos mais conscientes de seu papel como cidadãos globais. Dominar o inglês não apenas prepara o aluno para o futuro, mas também o capacita a navegar em um mundo globalizado e interconectado, construindo laços entre diferentes culturas e ampliando o acesso ao conhecimento e à informação.

Autora: Carmelita Fleury Croce Barabasz. Possui Graduação em Ciências Sociais, Bacharel em Sociologia e Especialização em ensino de Língua Inglesa pela Cambridge – English Language Assessment.

 

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